Cursos

Curso de recepção teatral e estudos do espetáculo tem inscrições abertas para nova turma

Ver cartaz do evento >

A Faculdade de Letras (Fale) da UFMG está recebendo inscrições para a terceira edição do curso Recepção teatral e estudos do espetáculo. De 29 de agosto a 5 de dezembro de 2022, a turma se reunirá quinzenalmente no Conservatório UFMG, às segundas-feiras, das 19h às 21h, para discutir espetáculos cênicos realizados em Belo Horizonte dentro do período de oferta do curso.

Promovido pelo Centro de Extensão (Cenex/Fale), o curso se destina a qualquer pessoa acima de 14 anos interessada em teatro, mas seu foco está em grupos como professores do ensino básico e superior, estudantes universitários, programadores, mediadores culturais e profissionais liberais do campo das artes cênicas.

As inscrições podem ser feitas até 25 de agosto, no site de cursos e eventos da UFMG. O investimento é de R$ 140. Uma porcentagem das vagas é destinada a bolsistas, tanto da UFMG quanto da comunidade externa. Os participantes receberão certificado.

As aulas serão ministradas por Julia Guimarães, e a coordenação é de Elen de Medeiros. Ambas são professoras da Fale na área de Literatura e Outras Artes. A assistência é de Maria Luiza Dimas, graduanda em Teatro na UFMG.

Valorização da experiência
Realizado de forma inteiramente presencial pela primeira vez, o curso dará aos inscritos acesso a cortesias para alguns dos espetáculos abordados. O objetivo é oferecer diferentes perspectivas para a leitura da cena teatral, além de fomentar a reflexão crítica sobre as encenações. O curso propõe também valorizar a experiência do espectador e a partilha de percepções.

A metodologia da formação enfatiza as mediações críticas a fim de estimular uma discussão que priorize e problematize as relações entre teatro e sociedade. No início de cada aula, os participantes serão convidados a partilhar suas percepções sobre o espetáculo da vez, com base em exercícios específicos vinculados ao campo da mediação cultural.

Fruição
As duas primeiras edições do curso tiveram participação de, aproximadamente, 40 alunos das cinco regiões brasileiras. As aulas se centraram na discussão de obras cênicas digitais e presenciais. Artistas e coletivos, como o Grupo Galpão (MG), o Teatro Carmin (RN), o Teatro do Concreto (DF), Renata Carvalho (SP) e a Cia. Quatroloscinco (MG), tiveram suas criações analisadas durante as aulas.

A atividade integra as ações do programa de extensão Mirante – recepção e expectação teatral, da Fale, que visa estimular a fruição das artes cênicas entre públicos diversos. Concebido pelas professoras Elen de Medeiros, Julia Guimarães e Tereza Virgínia, o programa Mirante visa ampliar, diversificar e qualificar o público de teatro.

Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail programamirante@gmail.com.

Descrição Imagem
Pela primeira vez, curso será realizado de forma inteiramente presencial Pixbay