DCC e Galo promovem evento para discutir uso de dados na melhoria do desempenho no futebol
Nesta sexta-feira, dia 21 de outubro, das 9h às 14h, será realizada a primeira edição do Fame 22 (Football Analytics Modelling & Experience), evento que promove discussões do uso de dados e informações de atletas para o desenvolvimento de estratégias que melhorem o desempenho desses profissionais em campo. A proposta é incorporar a ciência ao esporte, por meio das análises de especialistas das áreas, reunidos no auditório B 101/102 do Centro de Atividades Didáticas 3 (Cad3).
O evento é resultado da colaboração entre o SALab (DCC-UFMG) e o Clube Atlético Mineiro. A comissão organizadora é composta por membros analistas do clube, além de pesquisadores, professores e graduandos da UFMG. O gerente de Analytics do Clube Atlético Mineiro, Rodrigo Picchioni, acredita no encontro como um marco para o desenvolvimento geral da ferramenta no futebol brasileiro. “Discutiremos com muita profundidade conceitos importantes no assunto”, descreveu.
'Analytics' em foco
A programação abarca palestras que explicam o funcionamento de um departamento de Analytics, como estruturar uma base de dados em um clube de futebol, especificar os diferentes tipos de dados no futebol e até mesmo incorporar dados nos processos de recrutamento. A programação completa está disponível no site do evento.
De acordo com o professor do Departamento de Ciência da Computação Wagner Meira Jr., um dos organizadores do evento, o objetivo das discussões é “melhorar não apenas o desempenho dos atletas, mas dos times como um todo”. Wagner ressaltou também o cunho social do evento, que reverterá as arrecadações obtidas dos participantes em investimentos na instituição social Casa de Amparo Amigos da Vida (CAMAV), que trabalha na captação de recursos e gestão de projetos sociais para melhorar a qualidade de vida às pessoas portadoras de câncer.
O evento é destinado aos interessados em ciência do esporte, aos profissionais e estudantes da saúde e do esporte, aos acadêmicos, atuantes ou interessados por ciência de dados e inteligência artificial. O auditório comporta 300 pessoas. O ingresso deve ser adquirido por meio da plataforma Sympla e tem valor de R$5, mais taxa de serviço.