Evento acadêmico

Eficácia das escolhas eleitorais é tema de palestra de cientista político norte-americano

Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFMG promove nesta sexta-feira, 14 de agosto de 2020, a partir das 14h, a palestra Hooligans, hobbits and vulcas: the accuracy of electoral choice. Ministrada em inglês pelo professor Russel Dalton, da University of California Irvine, a apresentação será transmitida pela plataforma Zoom. O ID da Reunião é 885 5706 3390, e o link para acesso está disponível aqui.

Dalton tratará da capacidade dos cidadãos de fazer escolhas eleitorais que refletem efetivamente as suas preferências. O professor propõe um método alternativo de analisar a precisão das escolhas e a eficácia da representação democrática e discute se a sofisticação política está relacionada a escolhas eleitorais razoáveis. Dalton testa o modelo por meio da base de dados 2014 European Election Study (EES). Após a fala, os participantes poderão fazer perguntas.

As pesquisas de Dalton concentram-se no papel dos cidadãos no processo democrático, abordando os seguintes tópicos: cultura política, política eleitoral e representação política. Entre seus livros mais recentes, estão The good citizen, Political realignment – economics, Culture and electoral change, The participation gap e The civic culture.

O evento compõe a série de Seminários do programa, que é realizada há seis anos por meio de palestras com nomes de referência da literatura mundial sobre temas da ciência política contemporânea. O objetivo é adensar redes sobre assuntos variados no escopo da formação dos pós-graduandos e das investigações dos pesquisadores do programa.

Descrição Imagem
Dalton oferece um modo alternativo de conceituar a precisão das escolhas e a eficácia da representação democrática Fábio Pozzebom | Agência Brasil