Evento acadêmico

Em palestra, professor da Fale descreve a viagem de Dom Pedro II à Terra Santa

Ver cartaz do evento >

No dia 31 de março de 2023, às 14h, a viagem de Dom Pedro II à Terra Santa será tema da palestra que o professor Leandro Garcia, da Faculdade de Letras da UFMG (Fale), fará no auditório 2001 da unidade. O evento, que integra o Seminário do Núcleo de Estudos Judaicos, é gratuito e exige inscrição pelo site.

O palestrante falará da viagem imperial, em 1876, à região palestina onde hoje está Israel, com uma comitiva de cerca de 200 pessoas. Essa foi uma das três viagens de Dom Pedro II ao exterior em seu período como imperador (1840-1889).

Diplomacia e peregrinação
Segundo Garcia, a viagem foi um misto de turismo, diplomacia cultural e peregrinação. "Dom Pedro II tinha a intenção de conhecer os lugares santos. Na viagem, ele leva uma torá, texto religioso hebraico, e vai tentando seguir os locais que foram citados nos diversos textos bíblicos", afirma.

"Foi a primeira vez que um chefe de Estado da América do Sul viajou até o Oriente Médio e, de forma particular, à Terra Santa", salienta o professor. Em um movimento de estreitamento de laços, o imperador levou obras da literatura brasileira traduzidas para o hebraico e trouxe textos hebraicos para serem traduzidos no Brasil. "Um reforço de diplomacia cultural e o exotismo do encontro com o desconhecido foram registrados pelo fotógrafo da Casa Imperial, membro da comitiva especial", explica Leandro Garcia.

Conexão UFMG-Jerusalém
Em agosto de 2022, a embaixada do Brasil em Tel Aviv fez um convite especial a Leandro, por meio da Faculdade de Letras, para realizar uma missão cultural. A proposta era divulgar a passagem de Dom Pedro II pela Terra Santa.

Em sua estada de 15 dias em Israel, Leandro Garcia ministrou aula na Universidade Hebraica de Jerusalém e pesquisou em seus arquivos. Um dos desdobramentos de sua viagem foi a assinatura de um tratado de cooperação entre a UFMG e a universidade israelense, uma das 100 melhores do mundo.

"Há muito tempo queríamos fazer essa cooperação internacional. Isso possibilita a qualquer setor ou departamento da UFMG e da Universidade Hebraica de Jerusalém estabelecer convênios", diz o professor.

Trajetória
Leandro Garcia tem graduação em Letras pela Universidade Castelo Branco (UCB) e mestrado e doutorado em Estudos Literários pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), onde também fez estudos de pós-doutorado. Ele também cumpriu estágio de pós-doutorado em Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), em Belo Horizonte. Foi diretor do Acervo de Escritores Mineiros, instituição da Fale que guarda mais de 20 arquivos de nomes como Fernando Sabino, Henriqueta Lisboa e Murilo Rubião.

Professor da Faculdade de Letras (área de Teoria Literária), Garcia pesquisa arquivos literários há mais de 20 anos, com ênfase na epistolografia de Dom Pedro II. "O arquivo do Imperador é de uma riqueza muito grande, pois há uma quantidade imensa de cartas trocadas com escritores, intelectuais, poetas e cientistas", afirma o professor, para quem resgatar o conhecimento desses arquivos é compreender o século 19.

Descrição Imagem
Dom Pedro II retratado por Mathew Brady, em 1876 Imagem: Acervo da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos | Domínio Público

Seminário Dom Pedro II na Terra Santa
Palestrante: Leandro Garcia, professor da Faculdade de Letras da UFMG