Evento acadêmico

Em seu segundo dia, Semana do Conhecimento debate os desafios da ciência na pandemia

A programação do segundo dia da 30ª Semana do Conhecimento UFMG será aberta nesta terça-feira, 26 de outubro de 2021, com a 11ª Jornada do Conhecimento dos servidores técnico-administrativos. O evento, com transmissão pelo canal do Departamento de Recursos Humanos no YouTube, a partir das 9h, tem o objetivo de expor o conhecimento desenvolvido pelos técnicos em cursos formais de ensino e de valorizar as boas práticas realizadas no trabalho.

Em diálogo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, um dos eixos da programação da Semana deste ano, será realizada, a partir das 10h, a mesa-redonda Saúde e educação como pilares da transversalidade. O encontro será estruturado em quatro palestras: a pró-reitora de Graduação, Benigna Maria de Oliveira, falará sobre a transversalidade no ensino na UFMG, o professor Paulo Roberto Maia Figueiredo, da Faculdade de Educação, tratará de estudos indígenas, Virgílio Almeida, do DCC, discorrerá sobre o Centro de Inteligência Artificial na Saúde, e Ricardo Gazzinelli, do ICB e da Fiocruz, fará uma exposição sobre o CTVacinas da UFMG, sede dos estudos da vacina SpiN-TEC, contra a covid-19. A atividade será transmitida pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários no YouTube.

No mesmo horário, outra mesa abordará os Desafios da ciência e inovação no Brasil em uma pandemia. No debate, serão destacadas as estratégias de desenvolvimento de vacinas e testes de diagnóstico no Brasil. Participarão do encontro as pesquisadoras do CTVacinas Ana Paula Fernandes, Fabiana Fioravante, Flávia Bagno, Helena Perez Coelho, Júlia Castro e Thiciany Blener Lopes. A atividade será transmitida pela plataforma Zoom.

Também às 10h, o professor Fábio Roberto Borges, da Faculdade de Ciências Econômicas, falará sobre as reinvenções e lideranças no ambiente corporativo. A palestra, transmitida pelo canal do professor no YouTube, vai explicar conceitos úteis para quem deseja adquirir vantagens competitivas no mercado de trabalho.

canal da Pró-reitoria de Pesquisa da UFMG transmitirá, às 16h, uma palestra sobre Ciência dos Dados e Tecnologia da Informação na Pesquisa. O encontro reunirá a pesquisadora Maria Cristina Soares Guimarães, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o coordenador do centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG, Antônio Luiz Pinho Ribeiro, e o professor da Faculdade de Ciências Econômicas Pedro Vasconcelos Maia do Amaral.

Para encerrar a programação desta terça, o canal do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG promoverá, às 19h, uma palestra com o professor Cledinaldo Aparecido Dias, que tratará da saúde mental no ambiente acadêmico. O encontro visa refletir sobre os afetos e as emoções ligadas ao dia a dia nas universidades e discutir alternativas para amenizar as dores "invisíveis" dos estudantes e combater a cultura do produtivismo acadêmico.

A Semana do Conhecimento prossegue até sexta-feira, 29 de outubro. Sua programação está disponível na internet.

Descrição Imagem
Identidade visual da 30ª edição da Semana do Conhecimento, que aborda a relação entre transversalidade do conhecimento e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Cedecom | UFMG