Evento acadêmico

Enfermagem promove em março fórum sobre autonomia da pessoa com Síndrome de Down; inscrições até esta sexta

Será realizado de 1º a 31 de março, sempre às segundas e quartas-feiras, o 1º Fórum on-line multiprofissional sobre a autonomia da pessoa com trissomia do 21, mais conhecida como Síndrome de Down. O evento discutirá a importância da UFMG como espaço para promoção da saúde, revenção de agravos e novas pesquisas relacionadas ao tema. Os encontros, com apoio da Fundação Álvaro César, serão transmitidos ao vivo no canal da Rede 21 Conecta no YouTube, das 19h às 21h30. Os interessados devem se inscrever até esta sexta-feira, dia 26, neste site

De acordo com a professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG Delma Aurélia da Silva Simão, uma das organizadoras do evento, a atenção à pessoa com síndrome de down devem ser norteada pelos pressupostos teóricos da clínica ampliada, da integralidade e do cuidado compartilhado, com vistas à humanização, autonomia e protagonismo dos sujeitos nas práticas de saúde.

"A prática da clínica ampliada é transdisciplinar e considera a complexidade da vida do sujeito na qual se desenrola o processo de adoecimento, o cuidado, a reabilitação, a prevenção e a promoção da saúde. A realização desse evento, em parceria com a 21 Conecta, procura ressaltar a importância da universidade na produção de conhecimento científico a respeito do tema e a necessidade de uma melhor preparação para receber esse público em escolas e Instituições de ensino superior”.

O evento, que já conta com mais de 400 inscritos, reunirá profissionais da UFMG, profissionais externos de referência no tema, instituições e associações atuantes na T21 e familiares de pessoas com a síndrome. A programação inclui discussões sobre o impacto do diagnóstico inesperado na família e na sociedade, adaptação familiar e cuidados com a criança com T21, qualidade do sono e o impacto na autonomia, fisioterapia como intervenção para a independência nas atividades de mobilidade, contribuição da fonoaudiologia do processo de comunicação e alfabetização, educação e disciplina positiva como direitos, entre outros.

Dia Internacional
Em 2020, devido à pandemia da covid-19, foi preciso adaptar a forma de se conectar uns com os outros. Com base nessa necessidade, a Down Syndrome International (DSI) definiu que o tema Conectar norteará as discussões do Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março.

(Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem)