Evento cultural

Espaço do Conhecimento promove encontros com educadores; inscrições abertas

O Espaço do Conhecimento UFMG promove, nos dias 3 e 6 de maio de 2023, encontros com educadores no âmbito da série Espaço aberto a educadores.

Na quarta-feira, 3, a atividade está marcada para as 14h e, no sábado, 6, para as 10h. O evento exige inscrição, que pode ser feita gratuitamente por formulário eletrônico. São 30 vagas. Os participantes receberão certificado.

A série, segundo o assistente do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu, Jonathan Barboza, tem o objetivo de alinhar as expectativas em relação às visitas mediadas ao Espaço. "Os professores conduzem processos da educação formal, e nós, da educação museal. Com o projeto, conseguimos mostrar as possibilidades que temos para as escolas aproveitarem as especificidades da educação não formal."

No evento, serão apresentadas ações direcionadas ao público escolar e diversas atividades do Espaço do Conhecimento, para que professores e educadores possam planejar visitas com suas turmas de alunos, seja pela primeira vez ou em novos encontros. "A mediação no museu convida, também, os professores a se tornarem visitantes quando trazem grupos. A escuta dos alunos e dos contextos em que eles estão inseridos possibilita ampliar o diálogo na sala de aula e construir novos conhecimentos", destaca Jonathan.

Promovido desde 2020, o projeto busca explorar as potencialidades educativas de visitas aos museus.

Descrição Imagem
Momento para alinhar as expectativas em relação às visitas mediadas ao Espaço Foto: Espaço do Conhecimento UFMG

Encontro Espaço aberto a educadores
Data: 3 e 6 de maio de 2023