Evento cultural

Espaço do Conhecimento tem programação especial no seu mês de aniversário

No dia 21 de março, o Espaço do Conhecimento UFMG celebra seu 13º aniversário. Desde sua inauguração, em 2010, mais de 680 mil visitantes passaram pelo museu, de estudantes curiosos a professores inspiradores, turistas exploradores, figuras renomadas, moradores da capital mineira, da região metropolitana, do interior de Minas, do Brasil e do mundo. Por isso, o museu definiu uma programação especial neste mês.

Entre diversas atividades gratuitas, o museu realizará um ateliê de cartas em que os visitantes escreverão mensagens para o Espaço do futuro, uma observação solar especial (sob condições climáticas propícias), uma publicação no Blog do Espaço sobre curiosidades do museu e um vídeo comemorativo de 13 anos. Também haverá oficinas, contação de histórias, visita mediada, live de astronomia e um encontro de formação de professores sobre a presença de mulheres nas ciências. 

Na quinta-feira, dia 2, o Espaço promoverá mais uma live do projeto Descobrindo o céu em seu canal no YouTube, a partir das 17h. Histórias perdidas do Sistema Solar tratará de hipóteses formuladas por astrônomos do mundo todo, que vão desde planetas fantasmas até civilizações na superfície do Sol. Para participar, não é necessário fazer inscrição. A atividade é aberta a todos os públicos.

'Sábado com Libras'
Neste mês haverá duas sessões do Sábado com Libras. No dia 4, às 14h, o tema é Librário do conhecimento. O Librário é uma tecnologia social que trabalha a relação entre ícones, sinal em Libras e palavra em português, que foi desenvolvido no Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Em 2017, o Espaço criou sua própria versão do jogo com auxílio dos desenvolvedores, o Librário do Conhecimento. Nessa atividade, conduzida pela atriz e intérprete de Libras Dinalva Andrade, os participantes serão apresentados às temáticas do museu por meio de um jogo da memória com as cartas do Librário. Não é necessário conhecimento prévio em Libras. A atividade, recomendada para o público acima de 5 anos de idade, será realizada no segundo andar do museu.

No dia 11, também às 14h, a atividade A fadinha dos dedos e outras histórias reunirá o escritor Ricardo Albino e a atriz Dinalva Andrade para contar histórias de personagens que vivenciam o mundo por meio da imaginação. Os contos serão narrados em português e em Libras. A atividade, aberta a todos os públicos, será realizada no terceiro andar. Os ingressos para as atividades estarão disponíveis para retirada na recepção a partir das 12h do dia do evento. São 20 vagas para cada atividade.

Oficinas, ateliê e visita mediada
O Espaço do Conhecimento preparou três oficinas com temáticas diversas para este mês. No domingo, dia 5, Contos orientais receberá até 20 participantes para uma contação de histórias em que será apresentada a cosmogonia chinesa, a origem do tsuru e as aventuras de Ping, entre outras histórias. Uma maleta cheia de objetos curiosos auxiliarão as narrativas da oficina. A atividade, aberta a todos os públicos, será realizada no 3° andar do Espaço. Os ingressos estarão disponíveis para retirada duas horas antes do evento.

A oficina Jogos e brincadeiras teatrais será realizada nos dias 12 e 26, às 15h, no quinto andar. Na atividade, crianças a partir de sete anos são convidadas a experimentar e se divertir com a metodologia dos jogos teatrais, como percepção espacial e corporal, jogos de expressão dramática e improvisação. Os ingressos serão distribuídos na recepção, duas horas antes do evento. São 15 vagas disponíveis.

No dia 18, às 15h, com o objetivo de apresentar de maneira divertida o funcionamento de um avião, a oficina Como o avião voa? convida pessoas maiores de 4 anos de idade a confeccionar e personalizar aviões de papel, a partir das 15h, no 5º andar. Também será promovida uma pequena gincana para testar qual avião voa mais longe. São 15 vagas disponíveis. Os ingressos estarão disponíveis para retirada na recepção, duas horas antes do evento.

No mesmo dia, das 10h às 21h, será realizado o ateliê aberto Mensagens para o Espaço do futuro, em que visitantes poderão expressar seus pensamentos e ideias em mensagens destinadas ao Espaço do Conhecimento. Os relatos permanecerão em uma cápsula do tempo como registro da história do museu. A atividade será na sala de oficinas, que fica no segundo andar.

No dia 19, às 15h, haverá visita mediada à exposição Mundos indígenas: Në Ropë. Os participantes conhecerão o mundo do povo Yanomami por meio do conceito Në Ropë, escolhido pelos curadores Davi Kopenawa e Joseca Yanomami, para representar seu povo na exposição. Na atividade, serão contadas histórias sobre os irmãos Omama e Yoasi e observados os quadros pintados por Joseca Yanomami. Os 20 ingressos serão distribuídos na recepção do local, duas horas antes do evento.

Educação em pauta
No dia 8, às 14h, e no dia 11, às 10h, será a vez do Espaço aberto a educadores, atividade promovida regularmente pelo Núcleo de Ações Educativas do museu. O objetivo é que professores da educação básica, estudantes de licenciatura, educadores de museus e demais interessados possam dialogar sobre as possibilidades educativas das visitas ao Espaço, considerando o pré e o pós-visita. Para participar, é necessário preencher formulário eletrônico. São 30 vagas.

Para encerrar a programação, no dia 25, às 14h, será realizada mais uma edição do Educação na Praça, com a temática Mulheres na ciência. As convidadas são a professora Érica Renata de Souza, da Fafich, e a cocriadora do Fundo Mulheres na Ciência (MunaCi) Natália Amarinho. As duas abordarão a garantia da liberdade das mulheres, dentro e fora das ciências. A inscrição deve ser feita por meio de formulário eletrônico. Os inscritos receberão certificado. Há 40 vagas disponíveis, e o evento será acessível em Libras.

Mais informações sobre a programação de março estão no site do Espaço do Conhecimento.

Descrição Imagem
Vista do Espaço do Conhecimento, que integra o circuito cultural da Praça da Liberdade Foto: Núcleo Audiovisual | Espaço do Conhecimento

Ficha técnica

Março no Espaço do Conhecimento UFMG
Data: 1 a 31 de março de 2023
Local: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

Serviço

28 de fevereiro a 31 de março de 2023

Espaço do Conhecimento UFMG

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca

Praça da Liberdade, 700 – Funcionários