Espaço do Conhecimento UFMG discute automação e robótica no mercado de trabalho
De acordo com estimativas da consultoria McKinsey, somente no Brasil, 15,7 milhões de trabalhadores serão afetados pela automação até 2030. Muitos cargos como digitadores e datilógrafos ficaram obsoletos, enquanto robôs começaram a realizar cirurgias de alta complexidade.
A expansão da inteligência artificial, destinada principalmente a serviços repetitivos, divide opiniões. De um lado, o aumento do desemprego e da exclusão dos menos escolarizados; do outro, a geração de novos cargos especializados e a liberação de profissionais de cargos monótonos. Nessa contraposição, mora o debate: até que ponto os robôs serão benéficos e qual o risco de eles tomarem o lugar de trabalhadores nas empresas?
Debate
Para discutir esse desafio, o Espaço do Conhecimento UFMG promove no sábado, 13 de abril de 2019, às 10h, o Café Controverso: Diálogos em Movimento com o tema Automação e robótica no mercado de trabalho.
Os convidados são Mateus de Araújo Carvalho, engenheiro de processamento da Petrobras e mestre em Inteligência Computacional pela UFMG, e Mário Fernando Montenegro, pró-reitor de pesquisa e professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG e doutor em Computer and Information Sciences pela Universidade da Pensilvânia.
(Fonte: Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG)