Evento cultural

Espaço do Conhecimento promove oficina sobre conexão entre corpo e território

No sábado, 18 de junho de 2022, às 15h, o Espaço do Conhecimento UFMG promove a oficina Corpo-território, lugar de memória. A atividade, presencial e gratuita, pretende discutir a noção de corpo-território na exposição Mundos indígenas. A oficina, aberta a crianças, jovens e adultos, oferece 15 vagas. Os ingressos serão distribuídos na recepção do museu.

Para o povo Xakriabá, corpo e território não são separados, mas "formam elos e criam pensamentos". O território também diz respeito à memória e à tradição, de maneira coletiva. Na oficina, serão utilizados jogos teatrais que buscam exercitar a concentração e a memória e conectar corpo e espacialidade. Os participantes também vivenciarão a conexão com o espaço que habitam. Ao fim, em uma roda de conversa, será estimulado o debate sobre as percepções dos participantes sobre o corpo-território.

Mundos indígenas
Na exposição Mundos indígenas, aberta pelo Espaço do Conhecimento UFMG em dezembro de 2019, são apresentados ao público os modos de viver, de saber e de se cuidar dos povos Maxakali, Pataxoop, Xakriabá, Yanomami e Ye’kwana. Na mostra, patrocinada pelo Instituto Unimed-BH e pelo BDMG Cultural, os conceitos foram propostos por um conjunto de curadores e curadoras indígenas, que convidam a conhecer seus mundos. Mundos que criam e envolvem existências humanas e outras – como plantas, animais e espíritos – com quem convivem e compartilham o respeito e o amor à Terra.

A exposição também abrange a série Visita virtual à exposição 'Mundos indígenas', lançada em setembro de 2020 e disponível no YouTube. Composta de seis vídeos, a série introduz o universo da exposição e apresenta os conceitos que os curadores e curadoras dos cinco povos escolheram para apresentar os seus mundos. A construção do roteiro foi feita de forma colaborativa pelas equipes dos núcleos de Ações Educativas, Expografia e Audiovisual do museu.

Mais informações estão disponíveis no site do Espaço.

Descrição Imagem
Na oficina, corpo e território se conectam por meio de jogos teatrais que exercitam a concentração e a memória Núcleo de Comunicação e Design do Espaço do Conhecimento

Oficina: Corpo-Território, lugar de memória
Data: 18 de junho de 2022