Evento acadêmico

Evento promovido por grupo de estudantes de química discute relações entre divulgação científica, mídias e arte

O ACS Student Chapter UFMG, grupo que atua no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (Icex) e é vinculado à American Chemical Society (ACS), promoverá, neste mês, a 2ª divulgAÇÃO: Jornada de divulgação científica.

O evento, aberto ao público, será dividido em duas etapas: a primeira, nos dias 27 e 28 de abril de 2021, terá atividades teóricas, com oito palestras assíncronas que abordarão, por exemplo, as relações da mídia e da arte com a divulgação científica, e duas mesas-redondas diárias. As palestras e as mesas-redondas ficarão disponíveis por um período limitado no canal do evento na plataforma YouTube. Os vídeos assíncronos poderão ser acessados até 2 de maio, enquanto as mesas permanecerão no ar até as 16h do dia posterior à transmissão.

No primeiro dia, haverá uma discussão sobre a divulgação científica nas mídias sociais, com Adlane Vilas Boas, professora do ICB na área de genética e produtora de programas de divulgação científica, Camila da Silva, doutora em Educação para a Ciência pela Unesp de Bauru, Vinício Francisco, doutorando em Química e responsável pelo podcast Quimicast, e Verônica da Costa, doutora em Comunicação Social pela UFMG e participante de diversos projetos de divulgação científica em instituições de ensino.

No segundo dia, o assunto principal será o diálogo entre arte e divulgação científica. Os convidados são Silvio Bento, doutor em comunicação e coordenador do Núcleo de Comunicação da Fiocruz Minas, Marcos Moreira, professor e integrante do Grupo de Teatro Científico Ciência na Cabeça, da UFMG, Marco Merlin, produtor de quadrinhos de divulgação científica, Luísa Reis, bióloga e mestre em zoologia, e o músico Pedro Marques, diretor de comunicação do Núcleo de São Carlos da ONG Engenheiros sem Fronteiras.

Desafio
A segunda etapa, de caráter prático, será realizada nos dias 29 e 30 de abril, em formato de desafio. Quatro equipes ficarão responsáveis por trabalhar com temáticas diferentes e terão de solucionar um problema proposto pelos tutores do evento.

Para se inscreverem, os interessados devem preencher os formulários eletrônicos disponibilizados pela jornada divulgAÇÃO. Para obter certificado, o participante, além de realizar a inscrição, terá de cumprir ao menos 75% da carga horária do evento e preencher as listas de presença postadas na descrição dos vídeos.

Mais informações podem ser obtidas na página @divulgacaochapter, no Instagram, ou solicitadas pelo e-mail chapterufmg.divulgaciencia@gmail.com.

Descrição Imagem
Divulgação científica pode ser feita por meio de várias mídias e linguagens Espaço do Conhecimento UFMG