Evento cultural

Exposição de croquis sobre Belo Horizonte

Está aberta à visitação pública exposição reunindo cerca de 60 desenhos de ambientes internos e externos de Belo Horizonte. A mostra acontece no mezanino da Escola de Arquiteura da UFMG, no período de 21 a 28 de outubro.

Os croquis foram produzidos por 20 estudantes de cursos de graduação da UFMG, após dois meses exercitando o desenho a mão livre em parques e praças de Belo Horizonte, dentro da disciplina 'Desenho e criatividade: oficina de croquis'. As aulas práticas aconteceram nas praças da Liberdade, Milton Campos, Rui Barbosa e parque Amílcar Vianna, entre outros pontos da cidade.

A disciplina é integrante da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos, realizada pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Técnica

Segundo o professor Alexandre Monteiro de Menezes, o maior aprendizado que cada um deles levará para sua respectiva área do conhecimento é saber colocar as técnicas e princípios do desenho - como perspectiva, observação e outros -, à serviço da imaginação e da criatividade.

“Mais do que praticar a habilidade manual, o objetivo foi desenvolver uma sensibilidade para representar o que se vê. O foco está no processo de aprender a ver a cidade em que moramos de outra maneira”, explica o professor do Departamento de Projetos da Escola de Arquitetura da UFMG.

(Fonte: DAC UFMG)

Descrição Imagem
Croquis de estudantes formam exposição aberya ao pública Croqui: Alexandre Monteiro