Evento cultural

Exposição sobre moléculas de interesse farmacêutico

De 25 de junho a 31 de agosto está em cartaz, no mezanino da Biblioteca Central, a exposição 'A química aplicada à saúde: moléculas pequenas de interesse farmacêutico'. Organizada por professores do departamento de química e alunos do curso de farmácia, a mostra visa despertar o interesse do público em geral para a química presente na produção dos fármacos. A entrada é franca, para todos os públicos.

“Quando se fala em fármaco, em geral pensa-se em moléculas grandes e complexas, o  que não é verdade. Muitos fármacos são moléculas simples, mas de importante aplicação no tratamento de diversos tipos de males”, explica Amary Cesar Ferreira, professor do departamento de química da UFMG e curador da exposição.

Para exemplificar a simplicidade das moléculas de alguns fármacos, Amary cita a metformina, usada no tratamento do diabetes mellitus tipo 2. Ao contrário da maioria dos compostos nitrogenados, que normalmente são explosivos, a metformina ajuda a baixar o nível de açúcar no sangue.

Já a cisplatina, outra molécula extremante pequena, quando se liga a regiões específicas do DNA, tem ação contra o câncer. “A cisplatina tem mais um detalhe interessante: é um exemplo de que o isômero cis – dois cloros posicionados do mesmo lado – têm ação médica – já o isômero trans não tem essa ação”, pontua Amary.

Aina Alves, doutoranda da Faculdade de Farmácia, é uma das estudantes participantes da organização da exposição. Ela cita, como mais um exemplo de fármaco cuja molécula é simples, mas eficaz, a mesalazina, utilizada no tratamento de doenças inflamatórias intestinais que podem causar o câncer de intestino.

Descrição Imagem
Exposição é aberta a todos Divulgação