Evento cultural

Fachada digital do Espaço do Conhecimento projeta imagens do patrimônio

Com o tema Memória: arte e patrimônio, o 51º Festival de Inverno da UFMG apresenta variada programação. Como parte das atividades, o Espaço do Conhecimento UFMG exibe três vídeos sobre o tema na Fachada Digital, de 11 a 21 de julho, das 18h às 22h.

Quem passar nesse horário pela Praça da Liberdade verá três exposições sobre bens culturais e móveis do estado, como o Presépio do Pipiripau, peças sacras e as violas mineiras.

Na projeção 'A arte do marfim nas Minas Gerais', uma série de fotografias de peças decorativas e sacras do acervo de museus do estado são exibidas ao público.

Os bens foram catalogados pelo projeto A produção, circulação e utilização de marfins africanos no espaço atlântico entre os séculos XV e XIX, uma parceria entre a UFMG e a Universidade de Lisboa, em Portugal. O projeto internacional investiga o comércio e a circulação dos marfins no Império Português para descobrir quais as rotas, quem fabricou as peças e como chegaram ao Brasil.

Violas

A mostra fotográfica Violas de Minas: patrimônio imaterial de Minas Gerais revela o som forte e sem distorção da viola caipira, que atravessa gerações. O vídeo é fruto do acervo do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha MG), que fez amplo registro audiovisual das formas de construção do instrumento e suas expressões culturais.

Já a mostra Conectando Acervos expõe coleções da UFMG, como o Presépio do Pipiripau, objetos dos acervos de Obras Raras da Biblioteca Universitária, do Centro de Memória da Faculdade de Farmácia (Cemefar), do Centro de Memória da Faculdade de Enfermagem (Cemenf) e do Centro de Memória da Educação Física (Cemef).

51º Festival de Inverno da UFMG

O Festival de Inverno da UFMG é um projeto de referência nacional que ocorre, anualmente, durante o período das férias de julho. O evento reúne atividades como apresentações musicais, oficinas, minicursos, aulas abertas e residências artísticas, que são ofertadas em diversos espaços da Universidade.

Neste ano, o festival acontece de 11 a 21 de julho, com programação simultânea no Espaço do Conhecimento UFMG, no Centro Cultural UFMG, no Conservatório UFMG e no campus Pampulha, em Belo Horizonte, assim como no Campus Cultural UFMG em Tiradentes.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG)