Filosofia como vírus: ciclo de conferências debate as inquietações provocadas pela pandemia
O Grupo de pesquisa O Estado de Exceção no Brasil Contemporâneo, vinculado à Faculdade de Direito da UFMG, promove ciclo de palestras com o tema Filosofia como vírus. O evento será realizado de 21 de julho a 4 de agosto de 2020, em plataforma virtual.
Motivados pelo estado de emergência que o contexto de pandemia do novo coronavírus impôs às sociedades, globalmente, os debates refletirão as inquietações e possibilidades que se delineiam neste momento de comprometimento das condições de existência.
O coordenador do grupo e do evento é o professor Andityas Matos, um dos autores do livro El virus como filosofía. La filosofía como virus – Reflexiones de emergencia sobre la pandemia de covid-19, que foi abordado em matéria publicada pelo Portal UFMG.
Vida é potência
“A doença pode quebrar o destino que nos parece posto e mostra que há saída, há outras opções para as sociedades humanas. Não temos que pensar em voltar à normalidade. A normalidade a que querem retornar alguns é a da extrema exploração e da desigualdade. A pandemia se revela como um ‘choque filosófico’ que afirma a potência – muitas vezes destrutiva – da vida, capaz de extrapolar as imposições da política e da economia”, afirma Antityas.
As inscrições podem ser feitas pelo formulário on-line até o dia 21. A participação no evento é gratuita, e serão emitidos certificados de 10 horas complementares aos inscritos com participação em mais de 75% dos painéis. A programação do evento está disponível no formulário e no Instagram do grupo.