Cursos

Com foco em inclusão escolar, projeto de extensão do Caed promove oficinas em Jaboticatubas

O programa de extensão Aproxime-se, do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) da UFMG, dá início às atividades em 2023 com o evento Aprendendo com as diferenças – Inclusão escolar em foco, que será realizado no polo de Jaboticatubas (Rua Joana de Melo, 1.300, bairro São Vicente), município da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A atividade será realizada no sábado, 24 de junho de 2023, com início às 9h.

Destinado prioritariamente a professores e a familiares de alunos com deficiência, o evento é aberto ao público, mediante inscrição, que deve ser realizada até as 16h de sexta-feira, 23 de junho, por meio de formulário eletrônico. São oferecidas 50 vagas.

A abertura da programação, às 9h, terá a roda de conversa Panorama da educação inclusiva na atualidade. Na sequência, às 10h, será distribuída cartilha sobre leis de inclusão e acessibilidade. A agenda será encerrada com uma sessão de cinema comentado. A participação, gratuita, dará direito a certificado.

Objetivos da formação
A atividade está alinhada ao Plano Nacional de Educação, instituído pela Lei 13.005/2014, que determina que todos os estudantes com idade de 4 a 17 anos devem frequentar escolas. Alunos nessa faixa etária que têm deficiências, transtornos de desenvolvimento, altas habilidades e superdotação devem, conforme a norma, ter acesso à educação básica e a atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede de ensino regular, convivendo com colegas de todos os perfis.

A determinação tem tido seu cumprimento dificultado por problemas como investimentos insuficientes, diferentes realidades nas regiões do país e falta de condições de trabalho para os docentes. Outro desafio é a falta de treinamento de professores para lidar com alunos com necessidades especiais.

Aproxime-se
Iniciado em 2013, o Aproxime-se promove ações de extensão nos polos de apoio à educação a distância de Minas Gerais, com o objetivo de aproximar a Universidade, o polo e as comunidades das cidades em que são ofertados cursos a distância da UFMG.

A programação de cada edição aborda temas definidos por meio de consulta aos moradores dos municípios parceiros. Neste ano, educação inclusiva e acessibilidade serão os tópicos trabalhados por meio de atividades como mesas-redondas, palestras, minicursos, oficinas e sessões de cinema comentado, todas gratuitas e com certificado de participação.

O Aproxime-se já contemplou as cidades de Araçuaí, Formiga, Campos Gerais, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Governador Valadares, Lagoa Santa, Montes Claros, Teófilo Otoni, Bom Despacho, Jaboticatubas, Januária e Sabará.

Outras informações podem ser encontradas na página do projeto ou obtidas pelo e-mail extensao@caed.ufmg.br.

(Com Assessoria de Comunicação do Caed)

Descrição Imagem
. Divulgação | Caed