Evento acadêmico

Grupo do DCP promove seminário em homenagem ao sociólogo Gláucio Soares

O Grupo de Pesquisa em Comportamento Eleitoral e Comunicação Política (Laticom) da Associação Latino-Americana de Ciência Política (Alacip), em parceria com o Grupo Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral, do Departamento de Ciência Política da UFMG, vai promover, de 8 a 10 de dezembro de 2021, o seminário internacional Poder e América Latina: uma homenagem a Gláucio Soares.

O evento, gratuito e aberto ao público, será transmitido pelo YouTube. Para se inscreverem, os interessados devem preencher formulário eletrônico.

A atividade vai celebrar o legado do sociólogo Gláucio Ary Dillon Soares, que morreu em junho deste ano e contribuiu de modo significativo nas áreas de Sociologia e Ciência Política, com ênfase em eleições e instituições públicas.

A cerimônia de abertura, às 17h do dia 8, será dedicada à biografia e à trajetória intelectual do professor. Participarão as professoras Telma Menicucci, do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFMG, e Helcimara Telles (Laticom/Alacip/UFMG).

Logo em seguida, a mesa-redonda com o tema Gláucio Soares: temas e trajetórias nas ciências humanas latino-americanas reunirá o professor Bruno Reis, diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, a pesquisadora Dayse Miranda, do Grupo de Estudo e Investigação em Suicídio e Prevenção, e Helcimara Telles.

Detalhes da programação estão na página do Grupo Opinião Pública. Os participantes receberão certificados de 10 horas.

Sobre o sociólogo
Gláucio Soares foi pioneiro nas pesquisas sobre poder, comportamento político e sociologia política na América Latina. Temas como ditaduras e a democracia, violência e crimes – sobretudo, homicídios, suicídios e outras mortes por causas externas –, também foram estudados pelo sociólogo.

Presidente da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) de 2000 a 2004, o professor participou da criação da Alacip e de outras associações nacionais na América Latina, como a Associación Mexicana de Ciência Política (Amecip).

Descrição Imagem
Gláucio Soares, morto em junho deste ano, deixou como legado importantes pesquisas no campo da ciência política Leo Ramos Chaves | Revista Pesquisa Fapesp