Político-administrativo

Hoje, às 10h: ministra Cármen Lúcia, do STF, fala sobre universidade e democracia no ciclo 'Tempos presentes'

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai abordar o tema Universidade, democracia e liberdade de expressão em mais uma edição do ciclo de conferências Tempos presentes, da UFMG. O encontro será nesta segunda, 28 de setembro de 2020, a partir das 10h, com transmissão pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários no YouTube.

Mestre em Direito pela UFMG, Cármen Lúcia, que ingressou no STF em 2006, foi agraciada pela Universidade com a Medalha de Honra, em 2016.
A mediação será feita pela reitora Sandra Goulart Almeida. Ela destaca que “é uma honra receber a ministra Cármen Lúcia para tratar de assuntos tão relevantes para nós, mais ainda nos dias atuais, como a democracia e a liberdade de expressão, que ela tem defendido tão bem”. Para a reitora, o novo retorno da ex-aluna é um “presente especial para a Universidade no mês de seu aniversário”.

Graduada em Direito em 1977, pela PUC Minas, Cármen Lúcia Antunes Rocha defendeu sua dissertação de mestrado na UFMG em 1982. Ela é autora de obras como Constituição e constitucionalidade (Editora Lê, 1991), Princípios constitucionais da administração pública (Editora Del Rey, 1994), República e federação no Brasil (Editora Del Rey, 1997) e Princípios constitucionais dos servidores públicos (Editora Saraiva, 2000). Cármen Lúcia presidiu o Supremo de 2016 a 2018.

O ciclo de conferências Tempos presentes foi criado pela UFMG para estimular a reflexão sobre as grandes questões contemporâneas. Em edições recentes, a série tratou, por exemplo, das interseções da trajetória da UFMG (que completou 93 anos neste mês) com a história de Minas Gerais (que faz 300 anos em 2020) e do enfrentamento da pandemia de covid-19.

Leia mais sobre a participação da ministra Cármen Lúcia no ciclo Tempos presentes.

Descrição Imagem
Ministra Cármen Lúcia em audiência no STF, corte que ela presidiu de 2016 a 2018 Arquivo STF