Evento acadêmico

Hoje, às 19h: Astronomia no ensino de ciências é tema de live do Espaço do Conhecimento

O conhecimento sobre astronomia e sua aplicação afetam as nossas vidas de modo relevante – o tema está relacionado à organização do calendário, às estações do ano, à variação anual da incidência de luz solar para o plantio de alimentos, entre outros campos. Mas ainda hoje o ensino da astronomia é um desafio, principalmente na educação básica. Uma pergunta recorrente: como abordar os conteúdos presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)  e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas aulas de ciências, visando a uma aprendizagem mais efetiva?

O Espaço do Conhecimento UFMG realiza nesta segunda-feira (18 de abril), às 19h, mais uma live do projeto Educação na Praça, sobre Astronomia na educação básica. O professor Arjuna Casteli Panzera, do Departamento de Física do ICEx e autor do livro Astronomia no ensino de ciências, entre outras publicações, vai apresentar propostas de atividades e metodologias inovadoras para serem desenvolvidas por professores e estudantes.

Aberto ao público e com transmissão pelo canal do Espaço no YouTube, o  evento é dirigido a professores, principalmente do ensino fundamental de ciências, educadores e estudantes interessados no ensino da astronomia em espaços formais ou não formais de ensino.

Na quarta-feira,  20 de abril, a partir das 19h, será lançado o livro Astronomia no ensino de ciências, no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, bairro Funcionários.)

Descrição Imagem
Planetário do Espaço: alternativa de apoio ao ensino de ciências Espaço do Conhecimento UFMG