Evento acadêmico

1º Seminário Internacional de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa; inscrições abertas

Ver cartaz do evento >

Em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e com as universidades federais de Ouro Preto (UFOP), dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e de Viçosa (UFV), a UFMG promove, de 19 a 21 de outubro, o 1º Seminário Internacional de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (Silas).

O evento vai promover a integração de pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa. As inscrições são gratuitas para todas as modalidades: ouvinte, apresentação de comunicação ou participação em minicurso. A atividade será on-line, no site do Silas.

Com o tema Crises, nós, fronteiras, o seminário constitui-se num fórum de discussão sobre as literaturas africanas de língua portuguesa, seus modos de produção, circulação e recepção. No evento, também serão abordadas as relações que os sistemas literários de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe estabelecem entre si e com outros sistemas literários e semióticos.
Abrindo-se para a diversidade cultural, o seminário propõe debates que estejam atentos às fronteiras, seus diálogos e tensões, problematizando, por meio do exercício comparativo, a maneira como as literaturas africanas de língua portuguesa encenam as diversas crises que atravessam seus tempos e espaços, articulando-se e/ou afastando-se de outras práticas estéticas, endógenas e estrangeiras.
Eixos temáticos
-Ensino de literaturas africanas de língua portuguesa
-Teoria e crítica literária africanas
-Literaturas afrodiaspóricas