Evento acadêmico

Terça, às 14h: situação dos refugiados no Brasil e no mundo será discutida em evento on-line do IEAT

Ver cartaz do evento >

Na terça-feira, 14 de julho de 2020, a partir das 14h, o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), vai promover o webinar Imigração e refúgio: acolhimento e educação no Brasil e no mundo. O evento, de acesso aberto, será transmitido pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários no YouTube.

Os convidados são a professora Maria Papadopoulou, da Aristotle University of Thessaloniki, na Grécia, o professor Daniel Morales, da Universidad Autónoma de Querétaro, no México, o professor Marcelo Naputano, da Universidade Federal de Roraima, e Jenny González Muñoz, professora visitante da Escola de Belas Artes da UFMG. A moderação será feita pela professora Luciane Corrêa Ferreira, da Faculdade de Letras da UFMG e residente do IEAT

De acordo com o último relatório Tendências Globais, da Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), há quase 80 milhões de pessoas deslocadas à força no mundo, 77% em deslocamento de longo prazo. Oito em cada dez refugiados estão em países em desenvolvimento, e cinco nações contabilizam dois terços das pessoas deslocadas além das fronteiras nacionais: Síria, Venezuela, Afeganistão, Sudão do Sul e Mianmar.

O relatório indica um crescimento expressivo de refugiados no mundo – em 2018, eles eram 65 milhões de pessoas. De acordo com a ACNUR, dois aspectos explicam esse aumento: novos deslocamentos na Síria, que entrou em seu décimo ano de conflito, com 13,2 milhões de pessoas refugiadas, e a situação dos venezuelanos fora do país, muitos dos quais sem registro legal de refugiados ou solicitantes de refúgio, além da população de indígenas venezuelanos, como é o caso dos Warao, nômades que buscam abrigo no Brasil.

Outro dado preocupante é a situação das crianças deslocadas, que totalizam 40% da população em situação de refúgio. “Elas precisam ser acolhidas no sistema de ensino nos lugares onde estão porque educação é um direito. Muitas permanecerão no país de acolhida e se tornarão cidadãos nacionais, como é o caso de crianças haitianas e venezuelanas matriculadas na rede escolar de Minas Gerais”, destaca Luciane Corrêa.

14h - Moderação: Luciane Corrêa Ferreira
14h15 - Maria Papadopoulou (Aristotle University of Thessaloniki
14h35 - Daniel Morales (Universidad Autónoma de Querétaro)
14h55 - Marcelo Naputano (UFRR)
15h15 - Jenny González Muñoz - Professora Visitante (EBA/UFMG)

Após as palestras, será destinado um tempo de 20 minutos para a formulação de perguntas aos palestrantes. O webinar conta com apoio do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos e do Grupo de Estudos Cognição, Educação, Imigração e Refúgio (Geceir), coordenado pela pesquisadora Luciane Ferreira, que também lidera o projeto de extensão Pró-imigrantes, ambos da Faculdade de Letras.

(Com Assessoria de Comunicação do IEAT)

Descrição Imagem
Grupo de venezuelanos em São Paulo: cerca de 80 milhões de pessoas deslocadas à força no mundo Rovena Rosa | Agência Brasil