Evento acadêmico

Inscrições para Seminário Internacional de Cultura de Paz

Ver cartaz do evento >

Seminário Internacional de Cultura de Paz recebe inscrições gratuitas até 24 de maio de 2019. O evento acontecerá na Faculdade de Direito da UFMG, no mesmo dia, das 9h às 17h. O objetivo é estabelecer diálogo com a sociedade e estimular a construção de políticas pedagógicas comprometidas com a cultura de paz.

A realização é do Projeto Ciranda, grupo que atua em Justiça Restaurativa e processos circulares pela Faculdade de Direito da UFMG, desde 2015.

Cultura de paz

A violência no Brasil é uma tema que desperta preocupação na sociedade. Os índices de violência e a sensação de insegurança têm aumentado neste século.

A cultura de paz e a comunicação não violenta devem orientar todas as relações humanas para proporcionar uma convivência social harmônica e respeitosa. É necessário que as pessoas sejam apresentadas à temática, principalmente, no sistema educacional, para que as práticas de ensino, envolvendo todos os profissionais de educação e estudantes da escola, pais e comunidade, considerem as boas práticas de convivência. Trata-se de um desafio comum e compartilhado solidariamente.

Assim, a integração de práticas não violentas no trabalho do professor lhes permitirá desenvolver seu trabalho pedagógico com maiores possibilidades de colaborar efetivamente para formação de cidadãos. A escola é lugar do diálogo e do compartilhamento, assumindo o protagonismo social, cultural e espacial para a vida cívica na comunidade, na medida em que a comunidade convive no ambiente escolar; profissionais do ensino, alunos, família e outros atores sociais participam da vida da escola.

Portanto, a ideia de realização de um Seminário em que debates possam ser assimilados nas práticas de não violência para comporem a experiência pedagógica no ambiente escolar.

(Fonte: Projeto Ciranda)

Paula Andrea Monroy – Colômbia – Diretora da Fundación para la Reconciliación

Padre Leonel Narváez – Colômbia – Filósofo e teólogo. Presidente da Fundación para la Reconciliación

Egberto de Almeida Penido – São Paulo - juiz de Direito, responsável pelos trabalhos do Grupo Gestor da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de São Paulo