Evento acadêmico

Ismail Serageldin fala sobre o papel da ciência no enfrentamento da pobreza e da desigualdade

Na sexta-feira, 29 de março de 2019, acontece na UFMG palestra com o diretor emérito da Biblioteca de Alexandria (Egito), Ismail Serageldin. Assessor do primeiro ministro egípcio em assuntos relacionados a cultura, ciência e museus, Serageldin irá falar sobre o papel da ciência no enfrentamento da pobreza e da desigualdade (Science in Confronting Poverty and Iquality, título original da palestra).

O evento acontece no auditório B106 do Centro de Atividades Didáticas (CAD) 3, às 10h. A entrada é gratuita.

Serageldin

Ismail Serageldin é professor da Cátedra Internacional Savoirs contre pauvreté (Conhecimento Contra a Pobreza), no Collège de France, Paris, e membro de vários comitês consultivos para instituições acadêmicas, de pesquisa, científicas e internacionais e para os esforços da sociedade civil que incluem o Institut d'Egypte (Academia Egípcia da Ciência), TWAS (Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento), a Academia Nacional Indiana de Ciências Agrícolas e a Academia Europeia de Ciências e Artes. 

Serageldin é ex-presidente do Grupo Consultivo sobre Pesquisa Agrícola Internacional (Cgiar, 1994-2000), fundador e ex-presidente da Global Water Partnership (GWP, 1996-2000) e do Grupo Consultivo de Assistência ao Mais Pobre (CGAP), programa de microfinanças (1995-2000). Ele recebeu ainda o título de distinguished (distinto) professor da Universidade de Wageningen, na Holanda.

Serageldin também serviu em várias funções no Banco Mundial, inclusive como vice-presidente para o Desenvolvimento Ambiental e Socialmente Sustentável (1992-1998) e para Programas Especiais (1998-2000). Ele publicou mais de 60 livros e monografias e mais de 200 artigos sobre uma variedade de tópicos, incluindo biotecnologia, desenvolvimento rural, sustentabilidade e o valor da ciência para a sociedade.

Serageldin é bacharel em engenharia pela Universidade do Cairo e mestre e doutor pela Universidade de Harvard e recebeu 29 doutorados honorários.

Descrição Imagem
Ismail Serageldin fala nesta sexta-feira, na UFMG, sobre o papel da ciência no enfrentamento da pobreza e da desigualdade Foto de divulgação