Evento acadêmico

Simpósio discute biotecnologia e áreas de atuação do biomédico; inscrições estão abertas

Ver cartaz do evento >

Com o objetivo de aproximar a comunidade acadêmica das questões relacionadas à atuação profissional na área da saúde, o Centro Acadêmico de Biomedicina promove, de 15 a 17 de setembro de 2022, o 9º Simpósio Acadêmico de Biomedicina da UFMG. Bromatologia, reprodução humana, saúde pública, farmacologia e indústria são tópicos  presentes na programação do evento, cuja temática central é A biotecnologia nas diversas áreas de atuação do biomédico. Inscrições feitas até o dia 30 deste mês têm descontos.

Após dois anos de restrições impostas pela pandemia de covid-19, o evento volta a ter atividades presenciais diversas. Os dois primeiros dias serão de palestras, mesas-redondas, apresentações orais, avaliação e premiação dos trabalhos  que serão apresentados no Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), no campus Pampulha. No último dia, serão realizados minicursos na Faculdade de Farmácia.

Multidisciplinaridade e temas atuais
O uso da biotecnologia no estudo da pré-eclâmpsia; A utilização de medicamentos biotecnológicos no SUS; Nanotecnologia aplicada ao melhoramento da atividade de medicamentos; Bioprospecção de moléculas com potencial biotecnológico em venenos animais são alguns assuntos das palestras e mesas-redondas. Os minicursos serão sobre Bioinformática aplicada à farmacologia e A biotecnologia no desenvolvimento de testes rápidos.

De caráter multidisciplinar e com carga horária de 23 horas, o evento emitirá certificados para inscritos que tiverem frequência em, pelo menos, 75% das palestras e para aqueles que participarem dos minicursos. Alunos de instituições de ensino superior que submeterem trabalhos – aceitos até 25 de agosto – e passarem pelo processo de seleção receberão certificado e poderão concorrer à premiação, conforme edital disponível na página de inscrição.

O simpósio conta com apoio e colaboração de professores do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, do Colegiado de Biomedicina e da Faculdade de Farmácia da UFMG. As inscrições são limitadas e devem ser feitas até 15 de setembro. O preço varia de acordo com a proximidade da data-limite. Até 30 de junho, estudantes de biomedicina da UFMG pagam R$50, alunos assistidos pela Fump pagam R$10, e o público geral, R$60.

Descrição Imagem
Centro Acadêmico de Biomedicina realiza evento que visa aproximar estudantes ao campo profissional da saúde Bruna Carvalho | UFMG

9º Simpósio Acadêmico de Biomedicina da UFMG
Data: 15 a 17 de setembro de 2022