Evento acadêmico

Leo Heller profere aula inaugural da formação transversal em direitos humanos

Ver cartaz do evento >

Leo Heller, professor aposentado da Escola de Engenharia da UFMG e Relator Especial dos Direitos Humanos à Água e ao Esgotamento Sanitário da ONU, é o expositor convidado da aula inaugural da Formação Transversal em Direitos Humanos: Direitos Humanos, Saúde Ambiental e Políticas Públicas. A atividades está  agendada para o dia 14 de agosto de 2019, às 14h, no Auditório 1 da Face.

A formação está inserida no contexto da Rede Direitos Humanos da UFMG da Pró-reitoria de Extensão, que reúne núcleos, grupos e laboratórios que atuam por meio da extensão, do ensino e da pesquisa, no campo dos direitos humanos. Os grupos que a compõe possuem produções e intervenções em direitos humanos como disciplinas na graduação e pós graduação; projetos de pesquisa; cursos de formação continuada de professores, gestores públicos, lideranças comunitárias, etc.; elaboração de publicações acadêmicas e material pedagógico; projetos e programas de extensão realizados com setores da sociedade.

As inscrições para a aula inaugural podem ser feitas por meio do formulário: https://bit.ly/2YKAB3F

Leo Heller

Leo Heller possui graduação em Engenharia Civil (1977), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (1989) e doutorado em Epidemiologia, todos pela UFMG (1995). Realizou pós-doutorado na University of Oxford, no período 2005-2006. É Doutor Honoris Causa pela University of Newcastle.

Foi Professor Titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais, no qual atua como professor voluntário. É pesquisador do Instituto René Rachou, Fiocruz, desde 2014.

Na UFMG, dentre outras funções administrativas, foi chefe de Departamento (1995), pró-reitor adjunto de pós-graduação (1995-98), diretor da Escola de Engenharia (1998-2002) e coordenador do Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos (2006-2008). Foi editor nacional da Revista Engenharia Sanitária e Ambiental (1992-2011). É Relator Especial dos Direitos Humanos à Água e ao Esgotamento Sanitário, das Nações Unidas, desde 2014.

Tem experiência na área de saneamento básico, atuando principalmente nos temas dos direitos humanos, da saúde ambiental e das políticas públicas. (Informações da plataforma Lattes)

Disciplinas da Formação

As disciplinas ofertadas neste semestre são:
SOA072 - Turma TH : Tópicos em Antropologia
UNI 083 : Direitos Humanos e Políticas Públicas: Metodologias de ensino para o enfrentamento de discriminações e violências de gênero em ambientes formais e não formais na educação
UNI 093: Direitos Humanos e Políticas Públicas: Diálogos Universitários em Saúde Mental
UNI 093: Direitos Humanos e Políticas Públicas: Direitos Humanos e Saúde - Participação e Direito Coletivo
UNI 110: Tópicos em Direitos Humanos - Perspectivas Contemporâneas A - Experiências de (in)justiça e o diálogo: construindo pontes por meio da justiça restaurativa

As orientações para matrícula nas formações transversais podem ser consultadas no link https://bit.ly/2YQhC7S

(Fonte: Pró-reitoria de Extensão da UFMG)

Descrição Imagem
Leo Heller: participação em aula inaugural Foca Lisboa | UFMG