Evento acadêmico

Método de valoração e análise de custo-benefício de práticas sustentáveis é tema de conferência

Ver cartaz do evento >

Retorno Social do Investimento (SROI) é um método de análise de custo-benefício que avalia o impacto social, ambiental e econômico de um projeto ou programa. O uso dessa metodologia para atribuir valor às ações de sustentabilidade será tema de conferência virtual que a socióloga e coordenadora de projetos da Catalisa – Rede de Cooperação para Sustentabilidade, Heloísa Kavinski, vai ministrar na próxima quarta-feira, 15 de junho de 2022, a partir das 19h.

A atividade integra a programação do Ciclo Avaliação de Ecoeficiência e Sustentabilidade Aplicada a Projetos (Aesap), iniciativa de extensão mantida pelo Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Escola de Engenharia da UFMG. A conferência será transmitida pela plataforma Microsoft Teams. As inscrições podem ser feitas por meio de preenchimento de formulário.

O Retorno Social do Investimento é uma ferramenta que estabelece parâmetros e aspectos intangíveis do trabalho e mede as mudanças relevantes para as pessoas envolvidas. Com isso, é possível atribuir valor financeiro ao impacto social e ambiental da execução de um projeto. Impactos desse tipo podem ser positivos ou negativos e são dimensionados por meio de índices, como número de empregos gerados, variação dos preços dos insumos, diminuição do analfabetismo, aumento do número de árvores na propriedade ou recuperação das nascentes.

No evento, Kavinski compartilhará sua experiência de 25 anos com desenvolvimento de projetos socioambientais em empresas, no setor público e no terceiro setor. “O SROI conta a história de como estão sendo feitas as mudanças ao medir os resultados sociais, ambientais e econômicos e utiliza valores monetários para representá-los”, comenta a socióloga, que é mestre em sustentabilidade e desenvolvimento. A metodologia leva em conta todas as partes envolvidas ou afetadas em um projeto e incorpora processos com resultados e a observação deles.

O ciclo
O Ciclo Aberto Aesap é uma iniciativa que surgiu no âmbito da disciplina Avaliação de ecoeficiência e sustentabilidade aplicada a projetos, do curso de pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Escola de Engenharia da UFMG. Seu objetivo é oferecer espaço de comunicação entre a academia e a sociedade para tratar de ferramentas de avaliação da sustentabilidade em processos, produtos e serviços.

Os encontros do Ciclo Aberto são promovidos pelo Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (Desa). Os vídeos das edições anteriores estão disponíveis na página do Ciclo Aesap no YouTube.

Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail ciclo.aesap@gmail.com.

Descrição Imagem
O retorno proporcionado por práticas sustentáveis deve ser mensurado Combase | Divulgação

Ficha técnica

EventoCiclo Aberto Aesap | Como atribuir valor às práticas sustentáveis utilizando a metodologia SROI