Evento cultural

Música de concerto do século 21 é foco de apresentações e aulas no Conservatório

Ver cartaz do evento >

A série Vertentes retorna ao Conservatório da UFMG, no dia 28 de março de 2023, terça-feira, com programação centrada na música de concerto do século 21. A  agenda prevê apresentações do Ensemble Plurisons e aulas com professores da UFMG e convidados do Brasil e do exterior.

A programação, que segue até 1º de abril, é gratuita e terá início às 19h30, na terça, e às 18h, no sábado.

O Ensemble Plurisons foi criado em 2022 e reúne alguns dos principais instrumentistas brasileiros de música contemporânea. Eles estão espalhados por diversos estados e países e se interessam por novos repertórios e práticas, abrindo espaço de colaboração entre compositores e intérpretes. O grupo mistura os atos de esfregar, soprar, riscar, assoviar e cantar, de modo que cada instrumento é redescoberto sob um novo olhar. O repertório contém obras recentes e clássicos dos séculos 20 e 21.

Na terça, 28, solistas vão executar obras de Gyorgy Ligti, Januibe Tejera e Roberto Victório e vão estrear peça de Igor Maia. No sábado, 1º de abril, haverá concerto do Ensemble Plurisons. No repertório, obras de Diana Soh, Noriko Baba, Ofer Pelz, Jennifer Higdon e estreia de peça de Rogério Vasconcelos.

O Ensemble Plurisons é formado pelo pianista Alexandre Zamith, o flautista Danilo Mezzadri, o clarinetista Batista JR, a violinista Mariana Salles, o violoncelista Elise Pittenger e o percussionista Fernando Rocha.

Masterclasses
Na quarta-feira, 29 de março, vão se concentrar as masterclasses de música contemporânea no Conservatório UFMG e na Escola de Música da UFMG. Os encontros são gratuitos e dispensam inscrições.

O Conservatório vai abrigar masterclasses de piano e clarinete, a partir das 15h. A Escola de Música, por sua vez, vai receber atividades de composição, violino e flauta, a partir das 14h. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail plurisons@gmail.com.

Descrição Imagem
Integrante do Ensemble Plurisons, Januibe Tejera terá composição executada pelo grupo Foto: Divulgação

SÉRIE VERTENTES
Música de concerto do século 21