Evento cultural

Novembro Negro: agenda do dia traz exposição, oficina e lançamento de livro

A programação do Novembro Negro UFMG apresenta, a partir da segunda-feira, dia 5, a exposição fotográfica 'Contas & Balangandãs - A África que Minas não vê'. A mostra pode ser visitada das 8h às 21h, no segundo andar da Biblioteca Central, no campus Pampulha UFMG, até o dia 23 de novembro.

A exposição propõe uma releitura dos adornos das mulheres negras em Minas Gerais, ressaltando a importância dessa herança cultural na sociedade.

Oficina
Outra agenda do dia 5, do evento Novembro Negro na UFMG, é a 'Oficina com cortejo de tambor e pandombe', minsitrada por Santonne Lobato, integrante do Grupo Tambolelê. Programada para o horário das 11h às 13h, no Gramado da Escola de Música, no campus Pampulha da UFMG, a atividade pretende introduzir os participantes nos ritmos afro-brasileiros como moçambique, congo, congo-quebrado, serra abaixo, marcha-grave, boi de reis, Zé Pereira, cacuriá, batuque e lundu.

Logo após, os participantes farão um cortejo de demonstração até a Praça de Serviços da UFMG.

Lançamento de livro

A agenda do dia 5 prevê também o lançamento do livro 'Para além do pós(-)colonial', seguido de debate com os autores Michel Cahen (Universidade de Bourdeaux) e Ruy Braga, mediado por Alexandre Marcusi (UFMG) e Eduardo Paiva (UFMG). A atividade acontece das 19h às 21h, no Auditório Luiz Bicalho da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG.

Descrição Imagem
Exposição é aberta ao público Ana Maria Vieira