Evento acadêmico

Cecília Meireles, Homero e cordel são temas de mesa que encerra curso da Filosofia

O curso Aspectos Trágicos e Épicos do Romanceiro da Inconfidência, vinculado ao Departamento de Filosofia da Fafich, vai promover nesta sexta, 25, das 17h às 18h40, a mesa de encerramento das atividades do semestre letivo. O professor Pedro Ipiranga Junior, da UFPR, e a pesquisadora Valéria Lamego,  vinculada à UFRJ, vão abordar temas literários do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, e da Odisseia de Homero.

Valéria Lamego, que também é editora, vai analisar o Romanceiro com ênfase no raro investimento da autora em um tema histórico para compor sua trama poética. Segundo a organização da mesa, a obra combina diversos gêneros narrativos, como as canções populares e o teatro grego, e navega entre a tradição e a modernidade.

Pedro Ipiranga, que é tradutor e atua na área de Letras – Língua Grega, mostrará, por sua vez, aspectos da épica grega e do cordel nordestino, explicitando procedimentos similares na composição poética e nas temáticas. Serão abordados os elementos mais caracterizadores da Odisseia e aspectos históricos e teóricos na formação e na formulação de uma poética do folheto popular nordestino.

Desde o início do semestre, em outubro de 2021, o curso teve atividades abertas ao público externo, divulgando não apenas a produção da poeta, jornalista, professora e folclorista brasileira, mas também a recepção de temas da cultura clássica greco-latina em sua obra.

A atividade é promovida pelo Grupo de Estudo Gregos e Baianos, do Departamento de Filosofia, e foi organizada como curso regular de graduação e como curso de extensão, pela professora Maria Cecilia Coelho, da UFMG, e  por Valéria Lamego, com a participação de convidados.

As inscrições para a mesa, que será via Zoom, poderão ser feitas até o dia 25, às 13h, em formulário específico.

Descrição Imagem
No 'Romanceiro...', Cecília Meireles explorou, como poucas outras vezes, um tema histórico para compor sua poesia Arquivo Nacional