Evento cultural

Outubro Rosa no Espaço do Conhecimento UFMG

Ver cartaz do evento >

Ao longo de outubro de 2022, a cor rosa será projetada na fachada digital do Espaço do Conhecimento, em alusão ao mês da conscientização sobre o câncer de mama e colo do útero. Datas pontuais, como os dias das Crianças (12) e dos Professores (15) também serão comemoradas em programações especiais do museu, que se estendem até o fim do mês.

Com exposições diversas, observação noturna e solar e semana da criança, o museu oferece amplas atividades gratuitas para todos os públicos. Taxa de entrada é cobrada apenas nas sessões do Planetário. O Espaço está localizado na Praça da Liberdade, 700, bairro Funcionários, e fica aberto de terça a domingo, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 21h.

Durante todo o mês, o museu exibirá fotos de Edgar Kanaykõ Xakriabá em sua fachada, das 18h às 22h. As sessões no Planetário ocorrem de terça a domingo; os horários e sinopses estão informados no site do museu.

Das Missões Artemis às constelações guarani
As atividades relacionadas à astronomia prosseguem ao longo do mês de outubro. No dia 6, às 17h, haverá mais uma live do projeto Descobrindo o céu, com o tema Missões Artemis: de volta à Lua e indo além!, no canal do Espaço no YouTube.

Aos sábados, das 19h às 20h45, será possível observar o céu noturno, com ajuda de equipamentos especiais e acompanhamento profissional, no terraço astronômico. O céu diurno também pode ser visto aos domingos, das 11h às 12h45h. Senhas para as observações são previamente distribuídas na recepção.

No sábado, dia 8, o Espaço vai realizar a oficina Desvendando as constelações guarani. No dia 9, será a vez de Desdobrando o museu: aves do sertão. As duas atividades terão início às 15h e oferecem 15 vagas a todos os públicos.

Educação em pauta
Mais uma edição do Papo em pauta será realizada no dia 15, às 17h, com o tema Musicalização na primeira infância: cognição, desenvolvimento e interação. Os convidados são Angelita Broock, professora da Escola de Música e diretora do Centro de Musicalização Integrado (CMI), Betânia Parizzi, também professora da Escola e autora de livros sobre música, cognição e educação musical, e Sol e Mares Monteiro, aluno da Escola de Música e professor do CMI.

No dia 16, às 15h, o museu abrigará a oficina Jogos e brincadeiras africanas, com 15 vagas. Haverá nova edição do Educação na praça no dia 22, a partir das 10h, sobre o tema Potencial dos jogos digitais nos processos de ensino-aprendizagem: jogo educacional Conecta Chronos. Para esse evento, está prevista a cobrança de inscrição, que pode ser feita por meio de formulário eletrônico

O Sábado com Libras, dia 22, às 14h, terá visitas à exposição permanente Demasiado humano, com mediação em português e na Língua Brasileira de Sinais de Dinalva Andrade e Bárbara Vítor. A participação não exige qualquer conhecimento prévio de Libras. O limite é de 30 participantes acima de 10 anos. Outra visita mediada à mesma exposição ocorrerá no dia 30, às 15h, com foco em cordéis e ciência. A participação é limitada a 15 pessoas.

Tecelagem e concerto para bebês
No domingo, 23, às 15h, o Espaço promoverá uma oficina de tecelagem para até 15 pessoas, aberta a crianças, jovens e adultos. Tecendo histórias propõe a criação de pequenos tapetes com a técnica de tecelagem manual – os visitantes deverão transformar uma história pessoal em uma imagem abstrata com linhas.

No dia 29, às 17h, o museu receberá o público para o evento Multiverso: concerto para bebês Dó-Mi-Bebê. A performance foi inspirada em estudos da neurociência sobre o desenvolvimento musical da criança. Músicos, bebês, pais e o público em geral poderão interagir nessa atividade, que terá lugar no quinto andar do museu. O limite é de 60 pessoas.

Mais informações são encontradas no perfil do Espaço no Instagram e também podem ser solicitadas pelo telefone (31)3409-8350.

Descrição Imagem
Outubro rosa: conscientização sobre os cânceres de mama e de colo de útero e dias das crianças e dos professores inspiram programação Foto: Kayke Quadros

Espaço do Conhecimento UFMG – Programação de outubro
Data: de 3 a 31 de outubro de 2022