Evento acadêmico

Palestra aborda alfabetização de crianças cegas em contextos escolares

Ver cartaz do evento >

Estão abertas as inscrições para o Ceale Debate de junho, sobre o tema Os processos de alfabetização e letramento de crianças cegas em contextos escolares. A convidada é a professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Kátia Regina da Silva. O evento ocorre no dia 19 de junho, das 19h30 às 21h30, no auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha.

Na palestra, Kátia Regina da Silva vai discutir o tema a partir de resultados de sua pesquisa realizada em contextos escolares – salas de aulas regulares e Sala de Recursos Multifuncional. Partindo da perspectiva de que a pessoa cega tem possibilidades de aprender e se desenvolver, como as crianças videntes, desde que criadas oportunidades de aprendizagem adequadas à sua condição sensorial, a pesquisa buscou conhecer e compreender os significados construídos sobre os eventos e práticas de letramento vivenciados por crianças com cegueira congênita em contexto sociocultural visuocêntrico.