Evento acadêmico

Palestra sobre acessibilidade encerra Semana Nacional de Museus no MHNJB

Ver cartaz do evento >

Acessibilidade em museus: desafios e caminhos para enfrentá-los é o tema da palestra que encerra a programação da Semana Nacional de Museus no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB), na quinta-feira, 25 de maio de 2023, às 8h30.

A palestrante é a professora Amanda Tojal, museóloga e educadora de museus. O evento exige inscrição, que pode ser realizada no site do MHNJB. Os participantes receberão certificados, e haverá transmissão simultânea em Libras.

A professora apresentará uma proposta de exposição com acessibilidade, utilizando recursos sensoriais e digitais que poderão servir de referência para um projeto que será implantado no MHNJB e em outras instituições.

Trajetória
Amanda Tojal é graduada em Educação Artística pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) e pós-graduada em Museologia pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Ela é mestre em Artes e doutora em Ciências da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Amanda é professora de cursos de formação em Acessibilidade Cultural e Ação Educativa Inclusiva em instituições educativas e culturais. Desde 2012, é curadora e coordenadora pedagógica da exposição itinerante Sentir pra ver: gêneros da pintura na Pinacoteca de São Paulo.

Descrição Imagem
Amanda Tojal apresentará projeto de exposição com acessibilidade Foto: acervo pessoal

Ficha técnica

Palestra Acessibilidade em museus: desafios e caminhos para enfrentá-los (encerramento da Semana Nacional de Museus)