Evento cultural

Palestra sobre ópera Tiradentes na Escola de Música UFMG

Patrícia Valadão, professora da Escola de Música da UFMG, realiza palestra sobre o resgate histórico da Ópera Tiradentes, de Manoel Joaquim de Macedo, na quarta-feira, 17 de abril de 2019, na Biblioteca da Escola de Música, no campus Pampulha. O evento abre às 18h e, ao final, haverá projeção de trechos da execução da peça no Projeto Viva Música.

A ópera Tiradentes foi escrita pelo violinista e compositor brasileiro Manoel Joaquim de Macedo no princípio do século 20, tendo como libretista Augusto de Lima. O trabalho está organizado em quatro atos: A aspiração, A conspiração, A traição e Julgamento e patíbulo.

Com mais de mil páginas, o manuscrito da ópera revela aspectos da escrita que o compositor Macedo empregou para compor a trama que narra a história da Inconfidência Mineira. Atualmente sob a guarda da Biblioteca da Escola de Música, o documento será encaminhado para a Biblioteca Universitária da UFMG.

A palestra sobre o resgate histórico da Ópera Tiradentes é aberta à comunidade.

(Fonte: Assessoria de Comunicação da Biblioteca Universitária)

Descrição Imagem
Final da primeira página do manuscrito da Ópera Tiradentes. Grade de orquestra e redução para piano da protofonia Divulgação - Biblioteca Universitária