Evento acadêmico

Palestras sobre prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao sistema nervoso

Entre os dias 19 e 21 de junho, os professores brasileiros Marco Prado e Vânia Prado da University of Western Ontario, do Canadá, proferem uma série de palestras no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB), relacionadas a seus estudos na área de neurociências. O estudo realizado pelos professores tem como foco a comunicação neuronal e como esta pode ser manipulada para tratar ou prevenir distúrbios neurológicos e cardiovasculares.

Sem inscrições prévias, na terça-feira e na quinta-feira, os seminários serão na sala Prof. Wilson Beraldo (A4 175), às 10h. Já na quarta-feira, o encontro será às 10h e às 14h, na sala Prof. Nello Rangel (K3 163).

Na Universidade de Western Ontario, os professores Marco Prado e Vânia Prado pertencem aos Departamentos de Fisiologia e Farmacologia e ao Departamento de Anatomia e Biologia Celular, e na UFMG a vinda deles é parte do Programa Pesquisador Visitante Especial do CNPq.

A Pesquisa desenvolvida pela dupla combina abordagens moleculares, celulares, farmacológicas e comportamentais, bem como experimentos com camundongos geneticamente modificados, como forma de compreender como os mensageiros químicos regulam programas fisiológicos distintos, buscando entender o papel do mediador acetilcolina, na doença de Alzheimer e na aprendizagem e memória.

Segundo Prado, eles também vêm desenvolvendo estudos sobre como a neurotransmissão colinérgica no sistema nervoso periférico pode ser direcionada para melhorar a disfunção cardíaca. Outro objetivo da pesquisa é descobrir maneiras de manipular a comunicação química para fornecer novos alvos farmacológicos para tratar doenças neurodegenerativas.

Organização: Instituto de Ciências Biológicas da UFMG

19 a 21 de junho de 2018