Evento acadêmico

Premiação das melhores teses da UFMG marca penúltimo dia da Semana do Conhecimento

Com apresentações de projetos de alunos da graduação, as atividades desta quinta-feira, 28 de outubro de 2021, penúltimo dia da Semana do Conhecimento 2021, terão início às 8h15.  Serão expostos trabalhos desenvolvidos nos âmbitos dos programas Monitoria do Ensino Técnico, Imersão Docente, Inovação e Metodologia de Ensino (Pime) e Desenvolvimento do Ensino de Graduação (PDEG). Este último também reúne projetos de discentes de pós-graduação.

Às 10h, será realizada a mesa-redonda Desafios para o desenvolvimento sustentável, atividade que dialoga com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Unesco: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, ação contra a mudança global do clima, paz, justiça e instituições eficazes.

Estruturado em três palestras, mediadas pela professora Sibelle Cornélio Diniz, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, o encontro contará com a participação das professoras Adla Betseida, da Faculdade de Educação, que falará sobre o tema Meninas nas ciências; Claudia Mayorga, pró-reitora de Extensão e professora do Departamento de Psicologia, da Fafich, que vai abordar Igualdade de gênero, e do professor Helder dos Anjos Augusto, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), que vai tratar d Fome zero e agricultura sustentável. A mesa-redonda será transmitida pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários no YouTube.

Saúde bucal no radar
Às 10h30, estudantes e docentes das áreas de odontologia, psicologia, fisioterapia e terapia ocupacional da UFMG vão ministrar oficina sobre os cuidados de saúde bucal para indivíduos com deficiência, com foco nos cuidadores. Serão abordados tópicos relacionados a prevenção de cárie dentária e gengivite e será apresentada uma proposta de intervenção para os cuidadores. Posteriormente, serão realizadas atividades com o objetivo de instrumentalizar os cuidadores para a construção de dispositivos (uso de pictogramas, figuras de saúde bucal e de vídeos orientadores) destinados ao cuidado da saúde bucal. As inscrições podem ser feitas no GES, sistema de gestão de eventos da Universidade.

No período da tarde, às 14h, a atividade As Formações Transversais na UFMG: múltiplas possibilidades de percursos na graduação terá como palestrantes Benigna Maria de Oliveira, pró-reitora de Graduação, e Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor adjunto de Graduação. A mediação será feita por Terezinha Cristina da Costa Rocha, coordenadora do Colegiado Especial das Formações Transversais, e José Alfredo Oliveira Debortoli, coordenador adjunto da instância. Outros convidados são os professores Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreu (Formação Transversal em Estudos Internacionais), Shirley Aparecida de Miranda (Relações Étnico-raciais) e Pedro Augusto Gravatá Nicoli (Direitos Humanos).

Nessa atividade, serão apresentadas as formações transversais da UFMG e as múltiplas possibilidades de diversificação no percurso acadêmico dos estudantes da Universidade, bem como exemplos e experiências desses trabalhos. A mesa será transmitida pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários no YouTube. Interessados podem se inscrever por meio do GES.

Prêmio UFMG de Teses
A cerimônia de anúncio dos vencedores do Prêmio UFMG de Teses, edição 2021, começa às 17h, com participação do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela, do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Paulo Sérgio Beirão, e do diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Flávio Anastácio de Oliveira Camargo.

O evento terá dois momentos: o webinário Desafios para a pós-graduação brasileira após a pandemia de Covid-19 e o anúncio dos vencedores da premiação. A transmissão será feita pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários no YouTube.

Conhecimento sobre os números
Às 19h, no encerramento da programação do penúltimo dia da Semana do Conhecimento, será ministrada pelo professor Luiz Carlos Gabriel Filho, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), a palestra O conhecimento acerca dos números numa perspectiva histórica e didática.

A palestra, que se destina às pessoas que desejam entender os fundamentos da matemática, será transmitida pelo canal do Instituto de Ciências Agrárias do YouTube.

A 30ª Semana do Conhecimento UFMG encerrará suas atividades nesta sexta-feira, 29 de outubro. A programação está disponível no site do evento.

Descrição Imagem
Identidade visual da 30ª edição da Semana do Conhecimento UFMG Cedecom | UFMG