Professor da EBA expõe fotografias inspiradas nos cartões-postais do início do século 20
A exposição on-line Bruma, que integra a programação on-line do Memorial Minas Gerais Vale, fica em cartaz até o dia 22 de janeiro de 2021. As fotos que a compõem são de autoria do artista plástico e professor da Escola de Belas Artes da UFMG, Angelo Mazzuchelli, pesquisador na área de comunicação visual.
Segundo ele, a modulação tipográfica da palavra “bruma” forma um padrão semelhante a um tecido de renda, denominado “véu tipográfico”, que foi confeccionado em papel. Nas imagens da série, ele é registrado cobrindo partes do corpo da modelo Samara Araújo. Etimologicamente, a palavra texto vem do latim texere, que significa tecer, urdir, entrançar. Ou seja, texto é uma espécie de tecido, teia ou véu. A série Bruma materializa esse conceito.
Ícones femininos
As fotografias da exposição on-line foram tratadas digitalmente. Elas são inspiradas nos antigos cartões-postais fotográficos do início do século 20, mais especificamente os que continham imagens de ícones femininos modernos como atrizes, cantoras de ópera e bailarinas. Nessas fotografias, as vestimentas eram usadas como prolongamentos do corpo das mulheres.
Os postais incluem trechos do poema Brumes et Pluies (Brumas e chuvas), de Charles Baudelaire. Clique aqui para conferir a exposição on-line Bruma, de Angelo Mazzuchelli.