Evento acadêmico

Professor da Estatística aborda, em webconferência, efeitos do isolamento social na pandemia

O Departamento de Estatística dá início nesta quarta, 20 de maio de 2020, a partir das 14h, a uma série de seminários on-line sobre temas relacionados à pandemia de Covid-19.

O convidado da primeira live é o professor Luiz Duczmal, que realiza estudos sobre a evolução da pandemia em cenários de isolamento social. Esses trabalhos têm sido publicados em revistas científicas e divulgados em redes sociais e na mídia tradicional.

Na webconferência, Duczmal vai mostrar como o isolamento social, o uso de máscaras e a higiene das mãos estão ajudando a conter a disseminação do novo coronavírus. Segundo ele, cidades que reagiram rapidamente logo no início da epidemia e que promovem atualmente ações para reforçar o isolamento vêm tendo mais sucesso em reduzir o número de infectados e o de óbitos. Por meio de métodos matemáticos e estatísticos, o professor vai abordar a situação de Belo Horizonte e a de Manaus.

Os links estarão disponíveis por volta das 13h, neste site. As palestras serão sempre às quartas, às 14h.

Duczmal
Mestre em Ciência da Computação pela UFMG, doutor em Matemática pela PUC-Rio, Duczmal foi residente de pós-doutorado e professor visitante na Connecticut University, Harvard University e Penn State University, todas nos Estados Unidos. Ele faz pesquisa nas áreas da estatística espacial (monitoramento ambiental, vigilância sindrômica e epidemiológica, visualização geográfica) e da estatística computacional (algoritmos evolutivos, otimização multiobjetivo, estatística industrial, redes de comunicação etc.).

Duczmal integra grupo da UFMG que tem produzido trabalhos relacionados, entre outros aspectos, à projeção de infecções e mortes pelo novo coronavírus e análise dos efeitos do isolamento vertical para conter a pandemia.

Descrição Imagem
Ferramentas estatísticas possibilitam fazer projeções sobre a evolução da pandemia Raphaella Dias / UFMG