Evento cultural

Hoje, às 20h: Pensar a Educação, Pensar o Brasil aborda mobilização em defesa da ciência e tecnologia

O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil, que vai ao ar nesta segunda, 4 de maio de 2020, às 20h, na Rádio UFMG Educativa, vai analisar as mobilizações em defesa da ciência e tecnologia que ocorrem durante a semana.

Para falar sobre a Marcha virtual pela ciência, manifestação marcada para 7 de maio que pretende mostrar a importância da ciência no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e de suas implicações sanitárias, sociais e econômicas, o programa recebe a deputada estadual Beatriz Cerqueira, presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Zélia Profeta, coordenadora do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas), e Ildeu de Castro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Comunicação na ciência, políticas públicas, ações parlamentares, cortes de investimento na área e mobilização de pesquisadores e entidades também estarão na pauta dos debates.

O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar todas as segundas-feiras, das 20h às 22h, na Rádio UFMG Educativa, que pode ser sintonizada na frequência 104,5 FM ou na internet. A atração é produzida pela equipe de projeto acadêmico homônimo da Faculdade de Educação. 

Seminários e tuitaços
Em 2020, com o isolamento social que ocorre devido à Covid-19, a marcha contará com seminários on-line e tuitaços, previstos para 12h e 18h, com o uso das hashtags #paCtopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência. Os debates abordam a crise da ciência no Brasil, o desmonte dos sistemas públicos de educação e saúde e a necessidade de apoiar as camadas vulneráveis da sociedade.  

Descrição Imagem
Edição presencial da marcha pela ciência realizada em Belo Horizonte, em 2017 Tacyana Arce / UFMG