Quarta, às 10h: UFMG promove seminário ‘Corpos inscritos, vacina e história’
Nesta quarta-feira, 3 de março de 2021, a partir das 10h, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG promove o debate Corpos inscritos, vacina e história. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da DRI no YouTube, sob a coordenação do diretor-adjunto da DRI, professor Dawisson Belém Lopes.
Participarão do debate os professores Ana Maria Caetano de Faria, do ICB, que é graduada em Medicina e mestre em microbiologia pela UFMG e doutora em Imunologia pela USP, Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues, o LOR, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, graduado em Medicina, mestre em Fisiologia e Farmacologia e doutor em Biologia Molecular pela UFMG, e Myriam Bahia Lopes, da Escola de Arquitetura.
Graduada, mestra e doutora em História, Myriam Bahia é autora do livro Corpos inscritos: vacina e biopoder, resultado de tese de doutorado em História defendida na Universidade de Paris, em 1997. Na obra, ela "mostra a complexidade de fatores que estão relacionados a uma epidemia ou pandemia” e promove aproximações entre os contextos da epidemia de varíola, ocorrida de meados do século 19 até o início do século 20, e da atual pandemia do coronavírus.
“Ambos os surtos decorreram do aumento da circulação de pessoas e mercadorias pelo planeta, da densificação da população nas grandes cidades e da transferência de animais silvestres para perto do homem”, enumera a professora.