Evento cultural

Quarta, às 14h: live discute o pensamento e a prática de Paulo Freire no ensino superior

Na quarta-feira, 1º de dezembro, durante a live sobre o tema 100 anos de Paulo Freire: pensamento e prática freireana no ensino superior, serão apresentados três artigos que repercutem o legado de Paulo Freire.

Hildegard Susana Jung, professora da Universidade La Salle (Unilasalle), comentará o artigo Há lugar para a teoria de Paulo Freire na pedagogia universitária contemporânea; Ana Lúcia de Souza Freitas, pesquisadora convidada da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), abordará Fazer a aula com cartas pedagógicas: legado de Paulo Freire e experiência de reinvenção no ensino superior; e Leôncio Gomes Soares, professor da UFMG, proporá reflexão sobre o artigo Diálogo no ensino superior entre a pós-graduação e o legado de Paulo Freire.

O evento, on-line, ocorre das 14h às 16h pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube. A organização é da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

Docência do Ensino Superior
Na ocasião, será lançada uma seção especial da Revista Docência do Ensino Superior, criada em comemoração aos 100 anos do educador. A publicação reúne artigos e entrevistas que compartilham reflexões e experiências no ensino superior inspiradas no legado freireano.

A Revista, lançada em 2011 e atualmente publicada on-line, constitui-se em espaço de debate e reflexão sobre as atividades docentes de ensino superior. Na página da revista, estão disponíveis os artigos que serão apresentados no evento e as orientações para os interessados em submeter artigos para a publicação.

Descrição Imagem
Paulo Freire é o intelectual brasileiro mais conhecido no exterior Felipe Assumpção Soares | UFMG