Evento cultural

Quinta, às 11h: Cláudia Mayorga fala sobre o pensamento emancipatório de Paulo Freire em evento da AML

Ver cartaz do evento >

O centenário do educador e filósofo Paulo Freire também está sendo lembrado pela Academia Mineira de Letras (AML), que promoverá, nesta quinta-feira, 14 de outubro de 2021, palestra sobre o seu legado. Por que precisamos falar de Paulo Freire? é o tema da atividade, que será ministrada pela professora Cláudia Mayorga, pró-reitora de extensão da UFMG, a partir das 11h, com transmissão pelo canal do AML no YouTube.

No evento, Cláudia Mayorga vai discorrer sobre as principais ideias e contribuições de Paulo Freire para a educação e o pensamento social brasileiro. Ela analisará as influências que Freire recebeu para elaborar sua pedagogia inovadora e a dimensão emancipatória de seu pensamento.

Sobre a palestrante
Doutora em Psicologia Social pela Universidade Complutense de Madri,Cláudia Mayorga é professora do Departamento de Psicologia da Fafich e coordena o projeto Conexões de Saberes da Universidade. Ela também é membro da Comissão da Cátedra de Direitos Humanos da Associação de Universidades do Grupo Montevidéo.

Suas áreas de pesquisa e extensão abrangem os seguintes temas: Análise interseccional da desigualdade social brasileira; Psicologia comunitária e intervenção psicossocial; Participação social e política; Democratização da universidade e ações afirmativas; Epistemologia feminista e metodologias participativas.

Descrição Imagem
Fachada do prédio da Associação Mineira de Letras (AML) Guto Cortes