Evento acadêmico

Quinta, às 14h: evento discutirá crise climática no RS em diálogo com os desastres ambientais de Minas

A professora Mônica de Oliveira, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), participará, nesta quinta-feira, 13 de junho de 2024, do debate Desastres climáticos e ambientais: diálogos entre Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O evento ocorrerá na sala 7009, no prédio da Reitora, a partir das 14h. A promoção é do programa de extensão Participa UFMG. A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados.

Enfrentamento e colaboração
O objetivo do encontro é trocar experiências de extensão entre as duas universidades e discutir estratégias de colaboração com foco no papel da academia no combate aos impactos ambientais, sociais e econômicas decorrentes de desastres.

Mônica de Oliveira é pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Proex) da UFCSPA, onde atua para enfrentar a emergência climática enfrentada por centenas de municípios gaúchos.

Anos antes da tragédia climática que assola o Rio Grande do Sul, Minas Gerais enfrentou – e ainda enfrenta – impactos provocados pelo rompimento de barragens de mineração em Mariana e Brumadinho. Após os dois episódios, ocorridos em 2015 e 2019, respectivamente, a UFMG, por meio da Pró-reitoria de Extensão, iniciou um trabalho permanente de compromisso com a vida e direitos das populações atingidas.

Descrição Imagem
Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, é uma das centenas de municípios do estado atingidos pelas enchentes Foto: Ricardo Stuckert | Presidência da República

12 a 13 de junho de 2024

Prédio da Reitoria (sala 7009)