Evento acadêmico

Quinta, às 14h: seminário debate comunicação e educação antirracista

Ver cartaz do evento >

Nesta quinta feira, dia 11 de fevereiro de 2021, às 14h, será realizado o seminário Comunicar para um novo futuro: Escola e antirrascismo, organizado pela Formação Transversal em Divulgação Científica da UFMG em conjunto com o curso de especialização em Comunicação Pública da Ciência (Amerek).

Com transmissão ao vivo pelo canal Extensão UFMG na plataforma YouTube, o encontro reunirá os pesquisadores Sulivan Ferreira, da Faculdade de Educação da UFMG, e Alessio Surian, da Universidade de Pádua, na Itália.

O evento será aberto a todos os interessados, que poderão requerer certificado de participação ao assinarem a lista de presença no chat da transmissão. Eles também devem se inscrever por meio de formulário eletrônico disponível na página de questionários da UFMG.

O seminário é o terceiro de uma série de encontros promovida pela disciplina Seminários em Divulgação Científica, oferecida tanto para os alunos de graduação, no âmbito da Formação Transversal, quanto para os estudantes de pós-graduação da Amerek. Ao completar a carga horária de 15 horas, o aluno poderá solicitar o crédito correspondente.

Sobre os participantes
Sulivan Ferreira é educador popular e pesquisador da Faculdade de Educação da UFMG. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Pará e doutorando em Educação na UFMG, Sulivan é integrante do grupo Educación popular y pedagogías críticas, do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso), e atua como pesquisador no Núcleo de Educação Popular Paulo Freire.

Psicólogo e docente da Universidade de Pádua, Alessio Surian desenvolve pesquisas sobre interações sociais e comunicação transcultural. No campo da educação, acompanha comunidades que desenvolvem projetos para promoção da cultura do bem comum e de enfrentamento das desigualdades sociais. O professor também faz parte da Associação Europeia de Pesquisa em Educação, do Grupo de Trabalho de Pedagogias Críticas e Educação Popular do Clacso e da secretaria internacional do Fórum Mundial de Educação.

Descrição Imagem
Alessio Surian, da Universidade de Pádua, desenvolve pesquisas sobre interações sociais e comunicação transcultural Arquivo pessoal