Evento acadêmico

Quinta, às 19h: impactos da mineração e da pandemia na educação serão debatidos em seminário

Professores e gestores escolares da região do desastre de Mariana participam, nesta quinta-feira, 29 de julho de 2021, do seminário Diálogos entre mineração, rompimento e pandemia na prática escolar: desafios e possibilidades. Os interessados em participar do evento devem solicitar inscrição prévia pelo e-mail isabelantunes@ufmg.br

O encontro, que será realizado via plataforma Teams a partir das 19h, terá debate conduzido pelas professoras Jandira Maciel da Silva, da Faculdade de Medicina da UFMG, e Adriane Melo Hunzicker, do Instituto de Geociências (IGC), com mediação de Marcelo Loures dos Santos, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufpo). A realização é do Grupo de Estudos Educação, Mineração e Meio Ambiente (Gema), formado por docentes das duas instituições.

O evento também marcará o encerramento do projeto de extensão Educação em tempos de pandemia: desafios para professores, escolas e redes de ensino na região da Bacia do Rio Doce em Minas Gerais, que identificou e avaliou os impactos agravados pela covid-19 na oferta escolar e construiu espaços para troca de saberes entre professores da educação básica e educação superior em torno dos desafios e possibilidades no contexto de pandemia.

Cerca de 200 profissionais foram selecionados para participar, de maio a julho deste ano, de rodas de conversa, oficinas, webinários e encontros. Essas atividades reuniram professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas da rede pública de 36 municípios mineiros atingidos pelo desastre. O projeto é coordenado pela professora Maria Isabel Antunes, do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação, da Faculdade de Educação (FaE).

A iniciativa integra o Programa Participa UFMG para o enfrentamento da covid-19 na região do rompimento da barragem de Fundão. De propriedade das mineradoras Samarco, Vale e BHP Billiton,  a barragem, instalada em Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana, rompeu-se em novembro de 2015.

Descrição Imagem
Educação básica foi duramente afetada na pandemia Luíza Ananda |UFMG