Evento cultural

Quinta, às 19h: live sobre as histórias do Presépio do Pipiripau

Ver cartaz do evento >

Nesta quinta-feira, 17 de dezembro de 2020, às 19h, o Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) promove uma live sobre as histórias do Presépio do Pipiripau. O evento terá transmissão pelo canal do MHNJB-UFMG no YouTube e não é necessário inscrição. A conversa reunirá os professores José Adolfo Moura, Fabrício Fernandino e Bethânia Veloso, que já trabalharam diretamente com o presépio, e contará com a mediação da professora Mariana Lacerda.

O Pipiripau está aberto à visitação até este domingo, 20, em sessões reduzidas e previamente agendadas. Os detalhes a respeito das normas de segurança adotadas no período de pandemia e demais informações sobre o agendamento, retirada de ingressos e visitação do local podem ser encontradas aqui.

Participantes
José Adolfo Moura professor aposentado da área de Artes, Cinema e Fotografia na Escola de Belas Artes da UFMG. Foi diretor da Escola de Belas Artes e secretário de Cultura de Belo Horizonte de 1989 a 1992. Dirigiu espetáculos e um filme, Nascimento, Paixão e Morte, segundo Pipiripau. Tem trabalhos publicados na área de ensino e educação musical.

Fabrício Fernandino é professor de escultura da Escola de Belas Artes da UFMG desde 1992. Foi coordenador geral e curador do Festival de Inverno da UFMG, Diretor de Ação Cultural da UFMG na gestão de 2002 a 2006 e diretor do MHNJB (2006 a 2011). Atualmente, é diretor do Centro Cultural UFMG.

Bethânia Reis Veloso é professora aposentada do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes. Atua, desde 1980, no Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais (Cecor) da Escola de Belas Artes, do qual já foi diretora.

Mariana de Oliveira Lacerda é professora do curso de Turismo da UFMG. Foi Diretora do Instituto Casa da Glória, em Diamantina, órgão complementar da UFMG, vinculado ao Instituto de Geociências, de 2014 a 2019. Em agosto do ano passado, assumiu a direção pró-tempore do Museu de História Natural e Jardim Botânico.

Descrição Imagem
Presépio do Pipiripau após obra de restauração Tati Motta