Quinta, às 19h: 'UFMG talks' debate monitoramento do Sars-CoV-2 nos esgotos e adesivo antiviral
Na luta contra o novo coronavírus, várias frentes de pesquisa mobilizam cientistas na busca por soluções e novas tecnologias. Uma das ações é o projeto de vigilância epidemiológica que vem mapeando há um ano a incidência do novo coronavírus no esgoto de Belo Horizonte e Contagem. Esses dados auxiliam os gestores públicos na tomada de decisões e antecipam cenários de agravamento da crise sanitária. O projeto desdobrou-se na Rede de Monitoramento Covid Esgotos, que também atua em Fortaleza, Recife, Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba.
Outra frente de pesquisa buscou novas formas de combater o vírus em ambientes e resultou no desenvolvimento de nanotecnologia capaz de proteger superfícies contra o Sars-CoV-2 por até 28 dias. Batizado de Nanoativ, o composto químico tem potente ação antiviral e deu origem a uma fita adesiva, que em breve estará disponível no mercado.
A próxima edição do UFMG Talks em casa receberá os professores Carlos Chernicharo, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, e Ruben Sinisterra, do Departamento de Química, para uma conversa sobre o monitoramento ambiental da covid-19 e o desenvolvimento de tecnologias para o enfrentamento da pandemia. O evento será realizado nesta quinta-feira, dia 27 de maio de 2021, com início às 19h.
O UFMG Talks em casa é transmitido ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube e no perfil da UFMG no Facebook. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelo público.