Evento cultural

Quinta, às 19h30: Centro Cultural oferece recital didático de clarinete

Ver cartaz do evento >

Nesta quinta-feira, 19 de maio de 2022, o Centro Cultural UFMG recebe o clarinetista Marcus Righi para apresentação acústica do Recital didático, concerto que inclui comentários sobre as músicas do repertório e seus autores. O espetáculo oferece, ainda, informações históricas sobre as obras, as técnicas da escrita e do clarinete. A entrada é gratuita, sem restrição de idade.

O evento integra o projeto Recitais e tem caráter didático sobre o clarinete e algumas obras importantes para  instrumento, eruditas e populares. Marcus Righi vai tocar canções como Chorando baixinho, de Abel Ferreira, Giga, de Johann Sebastian Bach, Três estudos para clarinete solo, de Cláudio Santoro, Abîme des oiseaux, de Olivier Messiaen, e Brasiliando, de Francisco Belmiro.

O projeto Recitais foi criado para acolher as manifestações de artistas que estão  iniciando suas trajetórias nos palcos e de outros já consagrados.

O clarinetista
Marcos Righi é bacharel em música com habilitação em clarinete pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Estudou licenciatura em Música – Percussão na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), cursou clarineta na Fundação de Educação Artística e teve aulas com professores brasileiros renomados. Participou de diversos festivais e tocou nas bandas União Operária de Nova Lima, Orquestra Sinfônica Jovem do Palácio das Artes, Big Band Esmu e BBOP Big Band. Atualmente, é o primeiro clarinete na Sociedade Musical Carlos Gomes, de Belo Horizonte. Leciona o instrumento desde 2008.

Descrição Imagem
De Abel Ferreira a Bach, Marcus Righi apresenta repertório diverso e explica história do clarinete em evento Arquivo pessoal

Recital didático | Concerto comentado com Marcus Righi
Data: 19 de maio de 2022