Evento acadêmico

Quinta, às 21h: aula aberta da Filosofia vai abordar o Ceticismo

A série UFMG Noturna terá, nesta quinta, 16, às 21h, mais uma aula aberta sobre os temas da disciplina de História da Filosofia Antiga II, que a professora Maria Cecília Miranda Coelho, da Fafich, oferece neste semestre, no último horário do turno da noite.

A mesa vai reunir dois tradutores e professores de filosofia que se debruçaram sobre o Ceticismo: Joseane Prezotto, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Rodrigo Pinto, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

A série busca ampliar a possibilidade de participação dos estudantes em horários alternativos, estimulando o diálogo interdisciplinar, principalmente entre Letras, Filosofia e História.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até as 18h da quinta, 16, por meio de formulário.

Joseane Prezotto faz pós-doutorado e leciona no Programa de Pós-graduação em Letras da UFC, onde atua nas linhas de pesquisa Literatura, mito e outros saberes e Literatura/s, linguagens e outras poéticas. Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná, onde foi professora substituta de Língua e Literatura Grega, Joseana já pesquisou história da gramática, gramática antiga, retórica, sofística, ceticismo, epicurismo, estoicismo e filologia helenística. Traduziu o tratado anônimo sofístico Dissoi Logoi e o Contra os gramáticos, do filósofo cético Sexto Empírico.

Rodrigo Pinto é formado em Filosofia pela UERJ, mestre e doutor em Filosofia pela PUC-Rio, com pós-doutorado pela University of Kent (Reino Unido). Cursa o doutorado em Linguística na Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente, hoje como professor de Problemas Metafísicos na UFRRJ, pesquisa e faz traduções de fontes primárias nas áreas de história da filosofia helenística e tardo-antiga, notadamente ceticismo pirrônico e estoicismo. Publicou pela EdUnesp três traduções de obras de Sexto Empírico, em parceria com Rafael Huguenin (Contra os retóricos, Contra os gramáticos e Contra os astrólogos.

Descrição Imagem
Convidados da mesa traduziram obras do filósofo cético Sexto Empírico wikipedia.org