Evento cultural

Quinta, às 9h: evento celebra cultura, modernidade e tradição de Minas Gerais em seus 300 anos

Para comemorar os 300 anos de Minas Gerais, a UFMG preparou uma programação para a próxima quinta-feira, 10 de dezembro de 2020. Com o tema Cultura, modernidade e tradição: Minas Gerais 300 anos, o evento é organizado pela Reitoria da UFMG, em parceria com o Centro de Estudos Mineiros (CEM) e com o apoio da Diretoria de Ação Cultural (DAC). As atividades, que terão início às 9h, serão transmitidas ao vivo.

Programação

9h: abertura e lançamento do livro Orbe e encruzilhada: Minas Gerais 300 anos, coletânea interdisciplinar que reúne 14 ensaios sobre questões consideradas fundamentais na construção do estado. A obra foi organizada pelo diretor do Centro de Estudos Mineiros da UFMG, José Newton Coelho Meneses.

10h: Conferência MinasMundo – cosmopolitização da cultura brasileira? A conferência será mediada por André Botelho, professor de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e um dos coordenadores do projeto Minas Mundo. Participarão do debate os professores da UFMG Eneida Maria de Souza, da Faculdade de Letras (Fale), Bruno Wanderley Reis, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), e Fernando Mencarelli, da Escola de Belas Artes (EBA). Lançado em novembro, o projeto Minas Mundo investiga o caráter cosmopolita e global da cultura mineira e reúne 58 pesquisadores de diversas universidades do Brasil e dos Estados Unidos, em uma iniciativa multidisciplinar.

11h45: Concerto do coral Ars Nova, que apresentará dois coros virtuais inéditos com peças dos compositores mineiros José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita e Carlos Alberto Pinto Fonseca.

14h: Minas e as serras. Em um painel e comunicações, quatro professores da UFMG de diferentes áreas discutirão as várias facetas de Minas Gerais, considerando a relação com as suas serras. A professora Verona Campos Segantini, da EBA, vai apresentar Patrimônio e paisagem cultural da serra de São José. O professor Bernardo Machado Gontijo, do Instituto de Geociências (IGC), fará a exposição 300 anos de Minas: uma história que passa pelo Espinhaço. A professora Mariana de Oliveira Lacerda, também do Instituto de Geociências, apresentará A paisagem diamantina e o fazer garimpeiro: o silêncio como esquecimento. O painel do professor José Newton Coelho Meneses, da Fafich, abordará o tema Narrar as serras e suas riquezas.

As atividades do Cultura, modernidade e tradição: Minas Gerais 300 anos integram o calendário de comemorações do aniversário de fundação da capitania de Minas Gerais. A agenda foi organizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com curadoria da UFMG. A programação, iniciada em março de 2020, também envolve o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a Defensoria Pública de Minas Gerais.

Descrição Imagem
Bandeira de Minas hasteada em frente ao prédio da Reitoria, no campus Pampulha: programação especial para celebrar os 300 anos do estado Flick UFMG