Evento acadêmico

Quinta, às 9h: debate sobre mapeamento dos estágios obrigatórios das licenciaturas

Na quinta-feira, 25 de maio de 2023, das 9h às 12h, ocorrerá o segundo debate do ciclo promovido pela Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica da UFMG (Comfic). O evento terá como tema Situação da oferta de estágios supervisionados obrigatórios das licenciaturas da UFMG e terá lugar no Auditório 104, do CAD 2, no campus Pampulha. Não é necessária inscrição, e a participação dará direito a certificado, após assinatura na lista de presença.

Durante o evento, será compartilhado o mapeamento realizado pela Comissão neste mês junto a três segmentos distintos, vinculados à oferta dos referidos estágios: diretores e vice-diretores, coordenadores pedagógicos e docentes da educação básica, estudantes de licenciaturas da UFMG e professores orientadores dos estágios na instituição.

“Os estágios supervisionados obrigatórios das licenciaturas são um dos laços mais fortes que a Universidade estabelece com as escolas básicas, públicas e privadas. Se estamos nos propondo a discutir e elaborar políticas de formação inicial e continuada de docentes da educação básica na UFMG e estreitar as relações entre educação superior e básica na e para a formação docente, é crucial sabermos qual a situação dos estágios ofertados atualmente. A partir disso, vamos potencializar ações e articulações que já estão dando certo e aprimorar processos que ainda são desafiadores para nós, nesta relação”, explica a professora Álida Angélica Alves Leal, presidente da Comfic/UFMG.

Segundo o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, no Brasil ainda são muitos os desafios para assegurar o direito à educação de qualidade e preparar os estudantes para o exercício da cidadania. "Entendemos a relevância do tema formação de professores não somente para nossos 18 cursos de licenciatura, mas para toda a graduação. Nesse contexto, é estratégico que a UFMG avalie e, continuamente, aprimore as atividades acadêmicas vivenciadas no ‘chão da escola’, como é o caso dos estágios supervisionados", afirma Teixeira.

Um trabalho feito a várias mãos
Segundo Álida Leal, a coleta de dados para o mapeamento dos estágios supervisionados foi realizada por meio de aplicação de questionários, elaborados por um grupo de representantes vinculados à educação básica, incluindo a rede pública de Belo Horizonte, que compõem a Confic, além de convidados da UFMG. “Cada instância trouxe suas leituras e demandas para compor um rol de questões pensadas com base em eixos comuns, direcionados a todos os segmentos participantes do mapeamento. Foi um trabalho bastante desafiador. Entendemos que foi um primeiro passo na tentativa de colocar em diálogo as ofertas de estágios supervisionados obrigatórios das 18 licenciaturas”, afirma.

Como prosseguimento no debate sobre o tema, nos dias 1 e 2 de junho, a Comfic realizará o 3º Seminário de práticas docentes vivenciadas nas licenciaturas da UFMG. Mais informações podem ser obtidas no site da comissão.

Articulação de políticas
A Comfic é um órgão assessor, vinculado à Pró-reitoria de Graduação (Prograd), que articula ações com as pró-reitorias de Extensão (Proex), de Pós-graduação (PRPQ) e Pesquisa (PRPq). A Comissão faz a ponte entre a formação de professores na UFMG e as demandas das escolas de educação básica, formulando políticas de diálogo para auxiliar na formação dos profissionais de licenciatura.

Descrição Imagem
Sirene Maria da Silva Martins fez estágio de português/espanhol na Escola Estadual Marechal Castelo Branco, de Água Clara (MS) Foto: Arquivo pessoal